Nesta segunda: Governo assina ordem de esgotamento para Belo Monte

26 out 2015 - 10:00


Obra deve terminar em 2017 (Foto: Valter Campanato / Agencia Brasi / Ilustração)

Obra deve terminar em 2017 (Foto: Valter Campanato / Agencia Brasi / Ilustração)

O governador Renan Filho e a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado, assinam nesta segunda-feira, 26, às 12h, a ordem de serviço para a obra de esgotamento sanitário do município ribeirinho de Belo Monte. A obra faz parte do Programa de Esgotamento Sanitário lançado no dia 19 deste mês e deve durar um ano e oito meses.

A secretária Aparecida Machado deixa claro que esta ordem de serviço é apenas o início de uma série de atividades da mesma natureza em outras localidades de Alagoas. O Governo do Estado pretende levar esgotamento sanitário a todos os municípios alagoanos.

A obra é um compromisso entre o Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e o Governo de Alagoas, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A iniciativa visa à revitalização das bacias hidrográficas do Rio São Francisco e está orçada em R$ 4.045.926,59.

Quase duas mil pessoas da Zona Urbana do município de Belo Monte serão beneficiadas com o esgotamento sanitário da região. Serão, aproximadamente, 3.400 metros de rede coletora de esgoto, tubulações que passam na porta das residências; 1.200 metros de emissário de recalque; quatro estações elevatórias, que são responsáveis por bombear o esgoto das áreas mais baixas para um ponto mais alto, e 57 metros de emissário final de efluente tratado.

O tratamento do esgoto será feito através de lagoas anaeróbias, facultativas e de maturação, que possibilitam a despoluição de mais de 90% do esgoto recebido, o que o torna dentro dos padrões exigidos para que possa ser levado ao Rio São Francisco através do emissário sem que haja prejuízos à qualidade da água do rio.

A obra, quando concluída, será entregue e operada pela Casal.

Da Agência Alagoas – editada pela Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários