Um mutirão de cirurgias para crianças com até 12 anos que sofrem de adenoide e problemas nas amígdalas foi agendado para o próximo dia 2 de maio no Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo em Santana do Ipanema. Segundo a administração do hospital esta trata-se da primeira etapa da assistência cirúrgica que atenderá 20 crianças que sofrem com esta enfermidade.
A unidade médica também informou que outras 31 crianças que também possuem do mesmo problema já foram selecionadas e deverão ser atendidas na segunda etapa do mutirão de otorrino que será agendada com os profissionais. “Os recursos estão assegurados e na próxima edição do mutirão serão devidamente atendidas” garantiu o diretor do Hospital, Marco Calderon.
As crianças triadas nesta primeira etapa do mutirão de otorrino foram encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde, após comunicado da secretaria de Saúde de Santana do Ipanema, responsável pela regulação dos pacientes. O mutirão será realizado por uma equipe de especialistas em otorrinolaringologia.
Apesar da confirmação, a direção do Clodolfo afirmou também que a demanda dos serviços é alta, e que está esperando mais recursos para novas ações. “Atualmente temos outras 33 crianças que aguardam cirurgia”.
O problema
Adenoides – Na infância, as causas mais frequentes provocadas pela adenoide são as rinites crônicas (a mais comum é a rinite alérgica) e a hipertrofia das adenoides. Causas menos comuns são as deformidades congênitas, como a atresia e os desvios de septo. Respirar é uma função fisiológica tão importante que o mínimo obstáculo que dificulte o fluxo do ar pelas vias aéreas superiores provoca enorme desconforto.
Já uma lesão na amígdala também conhecida por amigdalite é a inflamação e o inchaço nas amígdalas. Amígdalas são gânglios linfáticos localizados na parte superior da garganta e na parte de trás da boca.
Da Redação com Assessoria