Municipios pedem repasses do governo para manutenção do Hospital Clodolfo Rodrigues

20 Maio 2014 - 14:54


Foto: AMA

Foto: AMA

Com o objetivo de manter a estrutura do Hospital Clodolfo Rodrigues atendendo a população do Sertão alagoano, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, acompanhado da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Normanda Santiago, o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas e prefeitos do Sertão participaram de audiência com o governador Teotonio Vilela Filho, no gabinete do Palácio República dos Palmares e pediram ajuda do Estado no aumento do custeio das despesas de manutenção da unidade.

Os prefeitos querem uma definição para o funcionamento pleno da unidade que é referência no Sertão. Além dos 21 municípios que compreendem a 9ª e 10ª região de Saúde de Alagoas, o hospital recebe pacientes da 7ª região e de cidades localizadas em estados fronteiriços. Normanda Santiago enfatizou que são cerca de 350 atendimentos diários e as secretarias não tem conseguido redirecionar a população para outras unidades. “O hospital atua em atendimentos diversos e os recursos repassados atualmente não estão conseguindo suprir as despesas da unidade”, ressaltou.

Segundo Villas Bôas, o hospital vem enfrentando dificuldades devido à ausência de repasses da Rede de Urgência e Emergência e Rede Cegonha, que promove o atendimento a gestantes e crianças. “O Ministério da Saúde estabeleceu, desde 2011, que os atendimentos são realizados por meio de redes de atenção. O hospital promoveu vários investimentos em sua estrutura física e de pessoal para ser habilitado e inserido nas redes das regiões, mas até agora o governo federal só repassou recursos para os municípios situados na 1ª e 7ª região do Estado”, explicou.

O governo assumiu o compromisso de custear as despesas até que o Ministério da Saúde publique as portarias que vão regularizar os repasses ao Hospital de Santana. “Vamos pedir audiência com o Ministro da Saúde e solicitar a ele o compromisso em regularizar as redes já implantadas na região”, enfatizou o governador. A proposta foi aceita pelo grupo, que deverá levar a pauta para debate nas três instâncias de gestão.

Na oportunidade o presidente da AMA e os prefeitos Fabiano Ribeiro (Pariconha), Mário Silva (Santana do Ipanema), Esther Damasceno (Olho D’Agua das Flores), Jarbas Ricardo (São José da Tapera) relataram ao governador a importância do Hospital Clodolfo Rodrigues na região. “Nós temos pequenas unidades nos municípios e não possuímos receita para ampliar a estrutura, que deve mudar conforme o governo federal anunciou nos próximos meses, limitando ainda mais o atendimento. Temos redirecionado os procedimentos de especialidades para o Hospital de Santana e tem funcionado bem, por isso não podemos perder esse benefício que é do povo”, explicou Jorge Dantas.

Por COSEMS/AMA

Notícias Relacionadas:

Comentários