Municípios do Sertão recebem retroescavadeiras

01 mar 2013 - 17:52


Ação do PAC 2 contempla pelo menos municípios de até 50 mil habitantes

Vinte municípios de até 50 mil habitantes serão contemplados, neste sábado (2), com máquinas retroescavadeiras, numa ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A entrega das 20 máquinas será realizada a partir das 10h, no Clube da Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia, e deverá contar com a presença do governador Teotonio Vilela, do delegado do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, deputados, senadores e prefeitos do Estado.

“A presidenta Dilma Roussef, a pedido da bancada federal alagoana, autorizou a antecipação da entrega em virtude da seca que atinge Alagoas”, afirmou Coutinho, dizendo também que a entrega dos equipamentos estava programada para ocorrer apenas em 11 de março, quando a presidenta visita o Estado para inaugurar o primeiro trecho do Canal do Sertão.

Esta é a segunda etapa de entrega de retroescavadeiras pelo MDA em Alagoas. A primeira ocorreu em março de 2012, quando 31 máquinas retroescavadeiras foram repassadas aos municípios com o mesmo perfil populacional.

As retroescavadeiras são usadas na recuperação e construção de estradas vicinais, melhorando as condições de escoamento da produção dos empreendimentos da agricultura familiar e a circulação dos moradores e de bens e serviços no meio rural. Na aquisição das máquinas que serão entregues neste sábado (2), segundo Gilberto Coutinho, foram investidos cerca de R$ 4 milhões.

“Não há contrapartida dos municípios. A única contrapartida é que eles façam a manutenção da máquina e usem apenas para a finalidade à qual ela se destina”, salientou o delegado do MDA em Alagoas. Ainda segundo ele, na terceira etapa do PAC 2, prevista para maio deste ano, deverão ser entregues aos municípios 41 máquinas motoniveladoras e mais 39 retroescavadeiras. “O objetivo do governo federal é contemplar todos os municípios de Alagoas com esses equipamentos”, frisou.

Em uma quarta etapa, de acordo com ele, outras 50 motoniveladoras poderão ser entregues em Alagoas. “Essas máquinas são usadas na abertura de barragens, açudes e ampliação dos reservatórios de água”, definiu.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, as ações do MDA em parceria com o governo estadual são fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar. “Temos convênios e projetos em andamento, a partir da parceria com o MDA, que garantem assistência técnica e extensão rural, inclusão produtiva no campo e sustentabilidade. O ministério tem uma postura republicana no atendimento às demandas dos estados”, frisou Marinho.

A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários