Mulheres ocupam 80% da profissão de enfermagem em Alagoas

07 mar 2017 - 09:35


Elas lideram maioria dos postos de trabalho também no restante do país.

Lavínia Nobre diz ter orgulho de fazer parte dessa doce rotina que é ser: mãe, esposa, do lar e enfermeira (Foto: Sandro Lima / Tribuna Hoje)

Lavínia Nobre diz ter orgulho de fazer parte dessa doce rotina que é ser: mãe, esposa, do lar e enfermeira (Foto: Sandro Lima / Tribuna Hoje)

O Estado de Alagoas possui 21.748 profissionais de enfermagem e as mulheres são majoritárias ocupando 80% dos postos de trabalho, nas funções de auxiliar, técnica de enfermagem e enfermeiras. O Brasil segue o mesmo índice, conforme uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) encomendada pelo Conselho Federal de Enfermagem, sobre o Perfil da Enfermagem no país.

Lavínia Nobre, formada há nove anos, e desde então na labuta diária, fala de sua rotina, que embora considere ‘pesada’, desempenha com a maior satisfação. Para ela ser mãe e profissional de uma área da saúde tão delicada é desafiador. Sobretudo, quando há filho pequeno. “É complicado conciliar casa, esposo e trabalho, mas existe uma devoção de amor ao próximo que supera tudo”, conta. 

Ela que é líder de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica de um hospital particular, no bairro do Farol, em Maceió, disse emocionada, que escolheu a enfermagem por amor. “Saber que uma pessoa depende de você como profissional para sair do quadro, e ela receber alta porque você contribuiu para a sua melhora é uma dádiva. Desempenho minha profissão com dedicação e afeto ao outro, quando vejo o paciente se recuperar é uma satisfação, que meu dever de ajudar ao próximo realmente foi cumprido”, frisou.

Veja a matéria completa no Tribuna Hoje

Notícias Relacionadas:

Comentários