MPF/AL visita escolas para estimular a participação dos jovens nas eleições

18 set 2014 - 08:25


Estudantes do Colégio Sagrada Família receberam orientação do procurador Regional Eleitoral.

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Sagrada Família, no bairro do Tabuleiro, participaram nesta quarta-feira (17) de palestra ministrada pelo procurador Regional Eleitoral, Marcial Duarte Coêlho, dentro do projeto MPF Vai à Escola. Com o tema “Eleições 2014”, o evento teve como objetivo contribuir nos processos educativos para formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos.

O diretor do Colégio, Djacir Menezes, considerou a atividade de extrema importância para a comunidade escolar, especialmente para os estudantes a partir dos 16 anos, por já poderem exercer o direito ao voto. “Fiz questão de incentivar esses jovens a participar do evento porque eles devem votar de forma consciente”.

O procurador Marcial Coêlho acrescentou que, ao incentivar atitudes de cidadania, o Ministério Público Federal ajuda a despertar nos adolescentes o senso crítico para a vida eleitoral que se inicia. “A participação dos estudantes é imprescindível para se consolidar a democracia. Com esse projeto, estamos aproximando os jovens do MPF e contribuindo para que eles ajudem a fiscalizar as eleições e outras áreas em que o órgão atua”.

Debate produtivo

A apresentação teve início com uma explicação sobre o que é o MPF e como se dá a sua atividade no âmbito eleitoral. Durante o debate, os estudantes também puderam conhecer um pouco do Direito enquanto profissão e, em seguida, o procurador focou nas questões consideradas ilegais no período eleitoral – a exemplo da compra de votos e da propaganda irregular – e no que os alunos podem fazer para denunciar as irregularidades. Uma cartilha foi distribuída entre os estudantes para que eles incentivem toda a família a denunciar os crimes eleitorais.

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia (representação) ao Ministério Público Federal em Alagoas, por meio do endereço: http://www.preal.mpf.mp.br ou do telefone: (82) 2121-1457.

Por Ascom

Notícias Relacionadas:

Comentários