Com o objetivo de diminuir o número de homicídios em Alagoas, o Ministério Público Estadual (MPE) deu início nesta quarta-feira (14) à campanha Conte Até Dez. Paz. Essa é atitude, durante a realização da 5ª edição do Coliseu Extreme Fight em Maceió. Para divulgar a iniciativa, as promotoras Marluce Falcão e Cinthia Calumby estiveram presentes no evento que aconteceu na casa de shows Musique.
“O MPE lança oficialmente a campanha no estado, que terá atividades promocionais e inserções nos veículos de comunicação até fevereiro de 2013. As modalidades esportivas de combate mostram que a força deve ser usada para o bem, para proporcionar apenas alegria, como mostram os lutadores de MMA [sigla de Artes Marciais Mistas em inglês]”, disse Falcão.
De acordo com dados do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pelo menos um em cada quatro homicídios no Brasil ocorrem por atitude intempestiva durante conflitos em espaços coletivos, a exemplo de bares, trânsito e comunidade. “Para evitar o aumento do número de vítimas, a campanha defende a cultura da paz”, completa a promotora.
Um dos responsáveis por trazer o Coliseu Extreme Fight para Maceió, o empresário Mário Lôbo era um dos que vestiam a camisa da campanha. “Houve uma identificação imediata do Coliseu com a iniciativa do MPE porque desmitifica a violência do esporte. O clima de combate fica dentro do octógono. No ringue, o próprio lutador conta até dez para manter o equilíbrio. Fora dele, os esportistas são pessoas tranquilas”, afirmou o empresário.
Homicídios
Entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso ou por motivos fúteis totalizaram entre 25% e 80% dos assassinatos com causas identificadas no Brasil, a depender do estado. Em São Paulo, por exemplo, 83% dos assassinatos com motivação esclarecida foram cometidos por impulso ou por motivo fútil, nos casos investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nos últimos dois anos.
Os números foram divulgados pelo CNMP no dia 8 de novembro, no lançamento nacional da campanha. A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública. São parceiros da iniciativa o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça (MJ).
MPE/AL