Mototaxistas bloqueiam rua e protestam na frente da prefeitura de Santana do Ipanema

28 dez 2012 - 16:38


Foto: Lucas Malta

Mototaxistas da cidade de Santana do Ipanema realizaram um protesto em frente ao prédio da prefeitura municipal, na manhã desta sexta-feira (28). A paralisação contou com o bloqueio temporário de uma rua, com o intuito de chamar a atenção e pressionar a prefeita Renilde Bulhões, a dar explicações sobre a aprovação de um Projeto de Lei que alterou o número de quantidades de mototáxis no município.

O protesto

O movimento aconteceu por volta das 9h, quando cerca de 150 motociclistas interditaram com seus próprios instrumentos de trabalhos [motos] a Avenida Coronel Lucena. Os transportadores também queimaram pneus na rua para chamar a atenção e interromper a passagem.

Toda a ação da classe dos transportadores foi acompanhada de perto por policiais militares que tentaram garantir a negociação pacífica com o chefe do poder público. Após algumas horas de manifestação em frente a prefeitura, uma comissão formada por cinco pessoas foi atendida pela prefeita Renilde Bulhões.

De acordo com informações passadas, pelo policial militar aposentado, Antônio Cajueiro que também auxiliou os mototaxistas, a prefeita do município relatou que não poderia revogar a lei aprovada, restando à classe recorrer apenas ao novo gestor a partir de 2013.

Ainda a reunião com os mototaxistas, a gestora municipal relatou que todo o procedimentos para alteração da lei anterior foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Mototaxistas de Santana do Ipanema, o comerciário, Izamar.

Ainda indignados, os motociclistas declararam que irão entrar na justiça para impedir que a concessão dada a 25 novos mototáxis seja declarada como irregular. Nossa reportagem tentou entrar em contato com o então presidente da associação, mas seu telefone só encontrava-se fora de área.

Foto: Lucas Malta

Projeto de Lei

O PL nº 884, de autoria do Poder Executivo, foi sancionado no dia 19 de dezembro e alterou a lei anterior de nº 675 de 2002, além de modificar uma portaria do Poder Judiciário, que juntos previam 200 vagas para mototaxistas da cidade.

Agora, a lei em vigor permite que o número siga a seguinte proporção: um mototáxi a cada 200 habitantes, o que segundo o último senso do IBGE, equivale a 224,6 profissionais trabalhando na cidade. Com as novas vagas, deve-se criar novos pontos a serem distribuídos.

O PL foi aprovado e sancionado rapidamente, visto que, o mesmo foi apresentado na seção ordinária de 14 de dezembro na Câmara de Vereadores de Santana, e cinco dias depois foi sancionado pela prefeita Renilde Bulhões.

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários