A classe dos mototaxistas da cidade de Santana do Ipanema pretendem tomar as ruas do município em forma de protesto na manhã desta sexta-feira (28). O motivo da paralisação é a aprovação de um Projeto de Lei (PL) que alterou a quantidade de vagas para mototaxistas no município, aumentando em 25 o número de Mototáxis.
De acordo com os transportadores alternativos, a revolta acontece porque não houve nenhuma consulta ou reunião da gestora do município, que foi a autora do PL, com a classe trabalhadora.
Projeto de Lei
O PL nº 884, de autoria do Poder Executivo, foi sancionado no dia 19 de dezembro e alterou a lei anterior de nº 675 de 2002, além de modificar uma portaria do Poder Judiciário, que juntos previam 200 vagas para mototaxistas da cidade.
Agora, a lei em vigor permite que o número siga a seguinte proporção: um mototáxi a cada 200 habitantes, o que segundo o último senso do IBGE, equivale a 224,6 profissionais trabalhando na cidade. Com as novas vagas, deve-se criar novos pontos a serem distribuídos.
O PL foi aprovado e sancionado rapidamente, visto que, o mesmo foi apresentado na seção ordinária de 14 de dezembro na Câmara de Vereadores de Santana, e cinco dias após foi sancionado pela prefeita Renilde Bulhões.
Movimentação dos mototaxistas
Ainda durante a noite desta quinta-feira (27) os mototaxistas se reuniram com o vice-prefeito Edson Magalhães, a fim de ter orientações sobre o PL e as ações que os mesmos poderiam tomar.
Os trabalhadores afirmam que não são contra o aumento do número das vagas, mas concordam que seja feito uma consulta e até sorteio para a seleção das futuras vagas. “Tem muita gente esperando por uma vaga e não é justo que o município faça essa alteração e não comunique nem a associação”, relatou um dos mototaxistas.
Da Redação