Morre aos 82 anos Luiz Carreiro, fundador do Bloco “Os Cangaceiros”

25 mar 2015 - 16:00


Luiz Carreiro [sem camisa] participando do bloco (Foto: Jean Souza / Alagoas na Net)

Luiz Carreiro [sem camisa] participando do bloco (Foto: Jean Souza / Alagoas na Net)

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (25), Aluizio Batista de Jesus, mais conhecido como “Luiz Carreiro”. O santanense tinha 82 anos e foi vítima de complicações causadas pelo diabetes. Ele ficou conhecido após a criação de um dos mais tradicionais blocos do Sertão alagoano, “Os Cangaceiros”.

Morador do bairro do Artur Moraes, Luiz sustentou por anos sua esposa e três filhos, ao administrar um pequeno negócio onde vendia bebidas e doces. O sertanejo também tinha no local jogos de sinuca e baralho. Este último era um dos seus passatempos favoritos, sendo comum a prática do jogo de “buraco” com seus vizinhos.

Os Cangaceiros

De acordo com um de seus filhos, a criação do bloco Os Cangaceiros surgiu de maneira espontânea há mais de 50 anos, para homenagear o mais famoso cangaceiro das terras nordestinas, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, bem como a sua esposa, Maria Bonita e seus comandados.

Luiz Carreiro e seus colegas percorriam as ruas de Santana do Ipanema, e muitas vezes eram convidados para desfilar em cidades vizinhas, durante os três dias de Carnaval, com trajes semelhantes ao de Lampião e seu bando. Nenhum detalhe era esquecido, e até espingardas e balas de brinquedo faziam parte da ornamentação.

Tradição permanece

Apesar dos poucos recursos nos últimos anos, o bloco Os Cangaceiros nunca deixou de desfilar e ainda este ano foi possível ver os bravos santanenses curtindo a folia momesca.

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários