Mais um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de Maceió está marcado para acontecer nesta terça-feira (11). O evento foi agendado nas redes sociais pelo grupo denominado Frente Independente Popular – AL (FIP/AL). A expectativa é que o movimento reúna centenas de pessoas na Praça do Centenário, localizada no bairro do Farol.
Na publicação de convocação, em sua página do Facebook, a FIP se declara não ligada a nenhuma entidade sindical, partido ou movimento social. Segundo dados da página, mais de 15 mil pessoas foram convidadas, porém pouco mais de 1,1 mil já teriam confirmado presença, até esta data. Ainda de acordo com as informações, o manifesto tem concentração marcada para às 15h, com uma oficina de cartazes.
Motivo
Desde o dia 1º de março a tarifa de ônibus na cidade subiu de R$ 2,30 para R$ 2,50. Este reajuste só aconteceu devido a liminar da Justiça, expedida pelo Desembargador James Magalhães, após analisar o pedido da Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal).
Para o integrante do Tribunal de Justiça, o argumento levado pela Trasnpal é contundente e relevante, visto que “justifica-se tal medida pois o impacto econômico para a sociedade não deve ser tão violento como seria se a reposição fosse proporcional ao montante exato da inflação”, relatou ele.
Da Redação