Sobre Edilson Barbosa

É estudante de jornalismo, Colunista Social e apresentador do quadro Celebridades no programa Conexão, da TV Pajuçara.


Moda santanense com Luan Soares

7 dezembro 2012


Foto Luan Soares

As primeiras iniciativas para o desenvolvimento do seguimento   industrial de confecções no município, foi através do projeto piloto da Oficina de Moda em 2006, quando a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema comprou 8 máquinas Industriais de costura, capacitou e contratou costureiras  e alugou um espaço para realização do Projeto.

Em consonância com a Oficina de Moda surgiu o Núcleo de Confecções Flor do Mandacaru em 2007, em parceria com Associação Comercial de Santana do Ipanema, surge uma nova perspectiva para o seguimento de moda  em nosso município, com uma proposta de revelar a criatividade e o talento Santanense, através da criação de peças de roupas  desenvolvidas por  mulheres, que visam o mercado Alagoano de Confecções. Inspiradas na Flor do Mandacaru trás as cores Verde dos Cactos, Marrom da Terra, Amarelo Sol, Areia do Ipanema, Azul do Céu e o Alaranjado do por do Sol Sertanejo. A Flor do Mandacaru teve o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema,  com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Sindicato da Industria do Vestuário – SINDVEST, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Luan Soares

A primeira coleção lançada no mercado de moda foi à Flor do Mandacaru, apresentada em 2008, durante o Dia da Moda no Estado de Alagoas. Em 2009 o grupo retornou às passarelas, durante o Maceió Fashion Design, com coleção Flor do Oriente.   A coleção apresentada em 2010 foi a Flor da pele e, em 2011 trouxe a coleção inspirada na mulher sertaneja a Flor de Mulher.  Em 2012 a Flor do Mandacaru apresentou sua nova coleção Cereus, na Semana de Moda de Maceió no Trend House. As peças foram inspiradas em Maria Quitéria, Baiana, que lutou na Guerra da Independência no século XVIII, e era conhecida como Joana D’ Arc Brasileira.

 A Cereus é o nome cientifico do Cacto Mandacaru, este lançamento veio como Up-grade para a marca Flor do Mandacaru, o que oportunizou a moda Santanense para exportação, por sua criatividade, abrindo as portas para empresas investirem e apoiarem esse seguimento de Confecção, que representa um percentual expressivo da economia brasileira. Este trabalho é motivo de orgulho para a Prefeita Dra. Renilde Bulhões e todos os que vêm acreditando e incentivando esse grupo de pessoas que estão tendo a oportunidade de aprender uma nova profissão tendo como garantia de geração de emprego e renda.

Foto Luan Soares

E, assim, em dezembro 2012 o sonho da Prefeita Renilde Bulhões se concretiza com a implantação do Centro de Difusão e Inovação de Tecnologia em Confecções Maria das Virgens Gaia Nepomuceno (Dona Virgínia). É um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia e Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, através do Convênio 00218/2008 e Emenda Parlamentar do Deputado Federal Givaldo Carimbão.  Esse projeto conta com 120 máquinas industriais de última geração, além de instalação própria em um espaço amplo e cômodo para a realização desse trabalho. O Centro dispõe de um Laboratório fixo apropriado para treinamentos continuados, garantindo formação aos novos profissionais. Já foram capacitadas 20 Costureiras chamadas de Multiplicadoras, essas 20 repassou todo o conhecimento para os 120 novos costureiros.

Foto Luan Soares

 Em lançamento da coleção Alto Verão a Grife Flor do Mandacaru apresentou em desfile peças arrojadas, ousadas e despojadas para mulheres reais, contemporâneas e acima de tudo mulheres de atitude que sabe valorizar o seu espaço e respeitar as diferenças.

Assim agradando a todos os gostos dos mais discretos aos mais ousados, proporcionando principalmente conforto já que o verão é a estação mais quente do ano, além de muita elegância.

Comentários