Ministro da Justiça diz que país está avançando na área de segurança Ricardo Lewandowski foi recebido no Museu Palácio Floriano Peixoto, antes da inauguração do CISP do Benedito Bentes

Fabia Assumpção / Agência Alagoas

25 mar 2024 - 19:00


Ricardo Lewandowski afirmou que o clima do ódio e divisão no país está sendo superado. (Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas)

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou  nesta segunda-feira (25), durante almoço oferecido pelo governador Paulo Dantas no Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), que o clima do ódio e divisão no país está sendo superado e o setor da segurança pública está avançando, graças ao trabalho integrado e homogêneo das Polícias.

Lewandowski veio a Alagoas participar da inauguração do Centro Integrado de Segurança (CISP) tipo 3, do Benedito Bentes. “Podemos ver como é importante a integração das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, cujos representantes estão reunidos aqui neste momento”,  disse Lewandowski, que assistiu um vídeo sobre o trabalho integrado que será desenvolvido pelas forças de segurança no CISP do Benedito Bentes.

Durante o encontro no museu, o governador Paulo Dantas fez um relato ao ministro acerca do crescimento do Estado de Alagoas nos últimos anos, cujo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) chegou a 6,5% em 2023 em relação ao ano passado, maior do que o registrado no Brasil, de 2,9%. “Fomos também o Estado do Nordeste que mais registrou crescimento nos índices de emprego em 2023.  Os setores da economia que mais cresceram no Estado são o de turismo, agronegócio e de serviços, já que temos um com um comércio muito forte”, explicou o governador.

Paulo Dantas também informou ao ministro o fato de Alagoas ser o Estado do país com o secretariado de maioria feminina, e que pelos resultados alcançados, deve servir de exemplo para outros estados.

O ministro Ricardo Lewandowski disse que o bom desempenho da economia, como ocorreu no Estado de Alagoas, contribuiu para puxar o crescimento do PIB no Brasil. Ele também ressaltou que o governo federal também vem buscando dar essa equidade no número de mulheres e homens nos ministérios e órgãos federais.

Antes do encontro no MUPA, o ministro da Justiça fez um sobrevoo na área atingida pela mineração da Braskem em Maceió. “Realmente, quem está de fora não tem a dimensão desse desastre e, por isso, é muito importante que a Braskem contribua para resolver esse problema”, observou o ministro.

O encontro contou com a presença do senador Renan Calheiros; do deputado federal Rafael Brito; do deputado estadual José Wanderley;  secretários de Estado e integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Comentários