Minicurso ensina noções de restauro e conservação arquitetônica Ação promovida pelo IAB/AL e CAU/AL quer capacitar profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo para preservação do patrimônio cultural.

Ascom Secult e Assessoria

08 ago 2024 - 12:00


Fotos: Assessoria

Para incentivar a preservação de prédios históricos e fomentar um novo nicho de mercado, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Alagoas (IAB/AL) está promovendo uma capacitação para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Um minicurso com três aulas vai ensinar noções técnicas de restauro e conservação arquitetônica, na cidade de Marechal Deodoro.

A capacitação vai acontecer nos dias 17, 24 e 31 de agosto, nas instalações do Convento Franciscano, no centro histórico do município. Esta é a terceira atividade do projeto “Da Gema ao Sal”, criado pelo IAB/AL e feito em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). 

O projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult).

“A importância de iniciativas como essa está em garantir que nossas futuras gerações possam conhecer e valorizar o nosso patrimônio histórico. O apoio da Lei Paulo Gustavo Alagoas tem sido fundamental para viabilizar projetos que promovem a memória e a história de Alagoas,” destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.

Membro do conselho superior do IAB/AL, o arquiteto e urbanista Sandro Gama é um dos facilitadores. Especialista com 24 anos de experiência em projetos e obras de restauração de edifícios históricos, entre eles o do Convento de Penedo, ele explica que o instituto quer atrair profissionais de Alagoas para esta área de atuação.

“Alagoas, assim como o Brasil, precisa ampliar a força técnica nesta ciência do restauro de prédios históricos. Especialmente com a crise climática mundial, que afeta intensamente os patrimônios. E essa é uma atribuição exclusiva dos arquitetos e urbanistas, por isso o IAB e o CAU estão juntos para promover esta iniciação”, diz Gama. 

No minicurso “Noções de Técnicas de Restauro e Conservação Arquitetônica” serão abordados desde sistemas construtivos, uso de tintas, revestimentos e argamassas, até conceituações no campo do patrimônio cultural.

As aulas vão acontecer em três sábados, das 9h às 13h, dentro do Convento Franciscano. No último dia, os participantes farão uma visita guiada pelo complexo histórico, observando patologias in loco e discutindo intervenções.

Além de Gama, o minicurso traz facilitadores de alta qualificação técnica, como Rosângela Carvalho, consultora de planos diretores, habitacionais e projetos urbanísticos, vice-presidente do IAB/AL e conselheira federal suplente do CAU/BR; e Airton Omena Junior, pesquisador em planejamento territorial, ecologia e decolonização, integrante do coletivo BR Cidades, membro da diretoria do IAB/AL e conselheiro suplente do CAU/AL. 

Os alunos terão ainda uma aula especial sobre restauração de azulejaria histórica com a renomada restauradora de bens móveis integrados no país, a professora Zeila Maria de Oliveira Machado, da Bahia. 

“A área de restauro e conservação arquitetônica é mais que um nicho de mercado: é uma necessidade para a preservação da nossa memória e dos nossos patrimônios históricos”, defende Sandro Gama.

A programação completa e as inscrições para o minicurso estão disponíveis em www.sympla.com.br/iabalagoas. O valor é de R$ 120 para profissionais e R$ 60 para estudantes, com emissão de certificado de conclusão. 

Comentários