Militares do Proerd reforçam time de voluntários da Cruz Vermelha Agora, proerdianos podem atuar em atividades humanitárias coordenadas por instituição reconhecida mundialmente

Roberison Xavier / SSP

27 dez 2023 - 18:00


Entrega de certificados do curso básico institucional e de primeiros socorros aconteceu na sede da SSP, em Maceió. (Foto: Vanessa Siqueira / SSP)

Integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Alagoas, vão poder atuar em atividades humanitárias coordenadas pela Cruz Vermelha Brasileira. A atuação só será possível por causa da conclusão do Curso de Formação Institucional e Primeiros Socorros Básico.

Os certificados comprovando que os militares concluíram com êxito a capacitação foram entregues, na manhã desta quarta-feira (27), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no Centro de Maceió. De acordo com a presidente da Cruz Vermelha em Alagoas, Agarina Vasconcelos, os policiais estão aptos a atuar como voluntários nas mais diversas ações.

“Esse curso é muito importante porque recebe informações, não só da parte institucional, mas também de primeiros socorros possíveis a atendimento em qualquer necessidade. E com essa parceria, vamos ter a oportunidade de ampliar ainda mais o nosso serviço em prol da população”, disse ela.

A Cruz Vermelha é uma instituição mundialmente reconhecida e integra a maior rede humanitária do mundo, com a missão de proteger a vida e a saúde das pessoas e preservar a dignidade humana. Atua principalmente durante conflitos armados e outras emergências, como enchentes ou outros desastres e fenômenos naturais.

Para a gerente estadual do Proerd, coronel RR Valdenize Ferreira, o aprendizado colhido junto à instituição vai reforçar o trabalho desempenhado pelo programa. “O Proerd lida com pessoas desde a primeira infância à melhor idade. Então, o policial tem que estar preparado para qualquer eventualidade. Com esse curso, a gente aprendeu muito”, afirmou a oficial.

O secretário Flávio Saraiva também participou da entrega dos certificados. Ele elogiou o serviço prestado pela Cruz Vermelha à população e garantiu a ampliação da parceria junto às forças de segurança, através de um termo de cooperação técnica.

“Vamos viabilizar a institucionalização dessa ação integrada para que os agentes da segurança pública, sejam policiais ou bombeiros, estejam cada vez mais aptos a atuar na garantia dos direitos das pessoas diante das adversidades. Ações preventivas precisam ser cada vez mais reforçadas e, assim como fizemos com a institucionalização do Proerd dentro da estrutura da SSP, vamos também formalizar um convênio em prol de todos”, declarou.

Comentários