A prefeita da cidade de Major Izidoro, Santana Mariano (PTB), bem que tentou recorrer, porém, a decisão do TSE em indeferir o registro de candidatura de seu vice, o advogado Adolvaldo Albuquerque, o “Doca” (PSB), e consequentemente realizar novas eleições no município, acabou sendo mantida, e novamente, os eleitores sertanejos vão ter que voltar às urnas.
A notícia foi repassada na manhã desta sexta-feira (26) pelo próprio esposo da agora, ex-prefeita, Santana Mariano. Cesar Campos repassou uma mensagem via celular para seus contatos informando a decisão judicial, ocorrida na noite desta quinta-feira (26), através do TSE, que culminou no novo pleito eleitoral.
Recurso do recurso
A luta de Santana teria começado após a decisão da Ministra Luciana Lóssio, que no dia 18 de dezembro do ano passado, determinou o indeferimento do registro da candidatura da chapa da então eleita prefeita, tendo em vista seu candidato a vice-prefeito, não ter conseguido obter a quitação eleitoral, devido a falta de prestação de contas eleitorais anteriores.
A decisão da ministra modificou uma decisão anterior, proposta pelo TER-AL, onde dava para Santana Mariano, o deferimento da chapa. O recurso ao TSE foi proposto pela coligação “Pra frente Major”, que tinha frente o candidato Ítalo Amaral, na época, ainda prefeito da cidade.
A definição da decisão do TSE só foi concretizada na noite desta quinta-feira (25) após a analise de um Agravo Regimental, proposto por Santana Mariano. O ato é um tipo de recurso judicial, a fim de provocar uma revisão em decisões judiciais. O resultado, como mostra o teor da mensagem de Cesar, não foi positivo.
Clima acirrado
Apesar do término do momento eleitoral no município de Major Izidoro, a cidade e seus munícipes sempre mantiveram um clima de “rivalidade partidária”, visto que a então vencedora das eleições de 2012, acabou por derrotar uma antiga força política da região.
De acordo com informações repassadas a nossa reportagem, correligionários e seguidores do ex-prefeito Ítalo Amaral, comemoraram na noite desta sexta-feira (26) a notícia da nova eleição no município. Fogos de artifícios e sons de carros foram registrados em manifestação ao ex-prefeito, Ítalo Amaral.
Outra avalanche de manifestações aconteceu nas redes sociais, onde aliados de Santana Mariano, também demonstraram apoio para a nova eleição da petebista. “agora está confirmando novas eleições em Major Izidoro agora e 14 neles de novo”, afirmou o internauta João de Almeida.
No dia 7 de outubro de 2012 o resultado das eleições em Major Izidoro deram à candidata Santana Mariano (PTB) a vitória por quase 53% dos votos válidos, ou seja, 5.789, contra 47%, ou 5.154 votos, do candidato Ítalo Amaral (PMN).
Da Redação