Problemas com circulação sanguínea? Confira algumas informações do Angiologista Iran Gama, uma das mais novas aquisições do Centro Médico Hebrom.
As doenças circulatórias são de uma grande variedade e tem uma influência no corpo e na saúde de muita gente.
Você sabe qual o médico especialista que cuida desses tipos de doenças?
O profissional é chamado de Angiologista ou Médico Vascular. Este especialista tem como carro chefe o tratamento de varizes, que nada mais é do que a presença de veias estouradas ou dilatadas geralmente nas pernas.
Desde o dia 26 de julho, o Centro Médico Hebrom, localizado na cidade de Santana do Ipanema, integrou ao seu quadro de profissionais, um médico desta área. Iran Gama Filho está atendendo todos os sábados na Clínica.
Para esclarecer um pouco mais o internauta sobre sua atuação e que tipo de pessoas podem procurar estes serviços o médico concedeu uma entrevista ao Alagoas na Net. Confira:
Alagoas na Net – Dr. Iran, o que o Angiologista trata?
Dr. Iran Gama– Lucas, o Médico vascular é responsável pelo tratamento das doenças da circulação, tendo como carro chefe a doença das varizes. Essa doença, como muitos já sabem trata a presença de veias estouradas ou dilatadas nas pernas. Esse problema está comumente associado às mulheres, mas em alguns casos homens e até crianças pode ser vítimas de varizes.
ALNANET – O tratamento de varizes seria a única função do Médico Vascular?
Dr. IRAN – Não, não. Outros tipos de doenças ligadas a circulação são o aparecimento de manchas nas pernas e feridas de longas duração. Nestes casos o Angiologista pode averiguar se há alguma insuficiência de veias, ou seja, o mal funcionamento delas. É importante destacar que o não tratamento de alguns quadros deste tipo pode se agravar para a chamada Insuficiência Venosa Crônica, que leva de manchas maiores até o endurecimento desses vasos.
ALNANET – Quais outras doenças o Angiologista pode tratar?
Dr. IRAN – A Angiologia também se apresenta eficaz para o tratamento de doenças infecciosas, como a tão conhecida e temida erisipela, que se trata de um vermelhidão que dá na perna. Essa infecção geralmente vem associada a febre, mal estar e calafrios. O Angiologista também é indicado para paciente que possui o chamado “Pé Diabético”, que como o nome já indica, trata-se de uma doença comum em pessoas com a Diabetes, que possui alterações severas de circulação, comprometendo partes ou membros completos.
ALNANET – Que tipo de cuidados uma pessoa com diabetes tem que ter, em relação a circulação sanguínea?
Dr. IRAN – Um dos casos muito comum para pacientes com diabetes são os casos de Gangrena. Às vezes esses pacientes começam com uma má circulação num dedo. Esse problema se não cuidado vai deixando parte do membro azul, depois vai ficando preto. Nesses casos a intervenção de um profissional da Angiologia pode ajudar bastante na resolução do problema ou minimização dos danos ao corpo.
ALNANET – Existe uma doença ligada a circulação chamada de Lifedema, porém ela é mais conhecida como “Pé Inchado”. Como seria seu tratamento?
Dr. IRAN – O Lifedema trata-se de uma doença ligada a má circulação dos vasos linfáticos, que a grosso modo, é o sistema que faz a drenagem de água em nosso organismo. Existem pessoas que desde seu nascimento já sofrem com esse mal, ou são acometidos durante sua vida. O tratamento pode variar de um paciente para o outro, mas geralmente podemos indicar o uso de antibióticos e óleos para a drenagem desses vasos, ou até uso de malhas e fisioterapia para os membros afetados. Em boa parte dos casos não há uma cura pra o problema, mas sim uma aprendizagem de como conviver com a doença e minimizar seus danos. Daí a necessidade do profissional da Angiologia.
ALNANET – Dr. Iran, vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) também necessitam de ajuda de um Angiologista?
Dr. IRAN – Com certeza. Pacientes que sofreram um AVC podem apresentar alguma disfunção na circulação que leve o sangue ao cérebro. Esses vasos que estão doentes precisam da avaliação também do médico vascular. Só ele pode determinar se há ou não necessidade de tratamento específico.
ALNANET – Para finalizar Dr., que tipo de pessoas podem sofrer com problemas circulatórios?
Dr. IRAN – Olha Lucas, a má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias. Boa parte das pessoas que são acometidas desse mal são aquelas que geralmente estão acima do peso, pois podem acumular uma grande quantidade de gordura nas artérias e dificultar a circulação. Mulheres com problemas hormonais também podem sofrer com má circulação e por último, a hereditariedade pode também acometer alguns pacientes. Mas vale lembrar que, qualquer pessoa, aparentemente saudável, pode apresentar um quadro de má circulação, caso apresente sintomas como pés e mãos frias, inchaço, dor, cansaço e formigamento nos membros.
Por Lucas Malta / Redação