De vegetação exuberante e rica biodiversidade, a Mata Atlântica é principal paisagem em mais de metade dos municípios de Alagoas. Os dados são da publicação Bioma Predominante por Município para Fins Estatísticos, divulgada nesta sexta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com histórico de devastação ao longo dos séculos, a Mata Atlântica hoje abarca cerca de 13% da área nacional, porcentagem inferior à Amazônia, que abrange 49,5% da extensão do país.
Contudo, o bioma atlântico é a paisagem predominante em 49,2% dos municípios brasileiros, devido aos padrões de ocupação do território, onde mais da metade da população (54,8%) vive próxima das áreas costeiras.
Biomas em Alagoas: entre Mata Atlântica e Caatinga
Dos 102 municípios do estado, 58 estão situados em áreas compostas principalmente pela Mata Atlântica e seu cenário de florestas tropicais, mangues, restingas, brejos, e demais ecossistemas associados.
Nos outros 44 municípios (43,14%) é a aridez da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, de intensa importância socioeconômica e cultural, que domina o visual das cidades.
13 municípios contêm mais de um bioma
Pouco mais que 12% dos municípios do estado estão situados dentro de mais um bioma. É o caso de Igreja Nova, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, São Sebastião e Tanque D’Arca, onde a Mata Atlântica é o bioma principal, mas a Caatinga também faz parte do território.
A situação é inversa em Arapiraca, Belém, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio, São Brás e Taquarana. Nestes, a paisagem semiárida da Caatinga constitui o bioma predominante, apesar da existência de áreas de Mata Atlântica.
Cerca de 963 municípios do Brasil – 17% do total – são considerados interbiomas.