Máquinas de café podem ter mais bactérias do que um vaso sanitário O especialista em limpeza, Renato Ticoulat dá dicas de como manter o equipamento livre de contaminação

Accrux Comunicação e Marketing

31 jan 2024 - 12:00


Renato Ticoulat, fundador da Limpeza com Zelo. (Foto: Divulgação)

A NSF International – organização de teste, inspeção e certificação de produtos- revelou que as máquinas de café podem abrigar duas vezes mais bactérias do que as privadas. Isso acontece porque o ambiente quente e úmido no interior de uma máquina de café é um terreno fértil para a reprodução de microrganismos, como bactérias e fungos.

O especialista em limpeza e fundador da Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat explica que existem maneiras simples de evitar isso, e o principal é limpar a máquina de café regularmente, especialmente as peças removíveis para minimizar a acumulação de resíduos.

“Vale lembrar que todo equipamento que funciona a base de água e um ou mais componentes orgânicos tem maior probabilidade de acumular fungos e bactérias. Os coadores de pano não fogem a regra”, explica o especialista.

A boa notícia é que se higienizados semanalmente, não oferecem nenhum risco a saúde.

– Para a máquina de café, Ticoulat indica remover as peças, e lavá-las com água morna e sabão. Lembrando que a esponja da cozinha deve ser trocada semanalmente, uma vez que é um dos principais focos de contaminação na cozinha. Se precisar use uma escova para limpar as áreas mais difíceis de alcançar, seque-as e coloque-as novamente na máquina. O interior da máquina deve ser lavado com uma solução de água e vinagre branco por alguns minutos;

– Já o coador de café deve ser lavado a caso uso apenas com água, e guardado de forma adequada – dentro de um recipiente tampado com água na geladeira, o que vai evitar a proliferação de bactérias.

Sobre a Limpeza com Zelo

A rede de franquias, Limpeza com Zelo tem ajudado milhares de pessoas a construir negócios de limpeza usando a expertise da marca em um processo de desinfecção Limpo e Seguro com um sistema inovador. É a única do mercado a oferecer garantia de contrato, ou seja, o franqueado já inicia suas operações com clientes garantidos pela franqueadora em contrato. Fundada em 2012, a rede pretende chegar a 100 franqueados, em 2023 fechou o ano com faturamento de R$ 25 milhões, o que representa alta de 10% no período que antecedeu a pandemia.

Comentários