O estado de Alagoas vai recadastrar este ano mais de nove mil servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos. A partir de primeiro de março, esses ex-servidores públicos devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício, levando um documento de identidade com foto e CPF.
A regularização do cadastro deve ser feita no mês de aniversário, como explica a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim. “O recadastramento se inicia em março para os aposentados e pensionistas que fazem aniversário no mês de março. Posteriormente, a cada mês, os aniversariantes daquele mês têm que comparecer às agências bancárias para fazer o seu recadastramento,” explicou Ana Lúcia Amorim.
O recadastramento é apenas para servidores federais. Em anos anteriores, era feito no setor de recursos humanos do órgão onde o servidor aposentado trabalhava. Agora, o atendimento vai ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco de Brasília, BRB.
A secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim destaca que quem não fizer o recadastramento pode perder o benefício. “Quem não se recadastrar nos prazos dados, e o prazo é no mês de aniversário e depois ele tem mais uma chance nos próximos trinta dias, terá o benefício suspenso até que regularize a situação cadastral,” disse Ana Lúcia.
Em todo o País, mais de 710 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos devem atualizar seus dados. Mas todos vão receber em casa uma carta que o Ministério do Planejamento vai enviar, avisando quando deverá comparecer à agência bancária para se recadastrar.