Conforme relatório produzido pela instituição, produtividade dos defensores públicos cresceu em praticamente todos os atos processuais.
O relatório de atividades apresentado pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas informou que, em 2014, o número de atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas foi o maior até agora: mais de 150 mil cidadãos atendidos pela instituição. Além do número de atendimentos, o relatório também aponta crescimento da produtividade dos defensores públicos em praticamente todas as áreas de atuação da entidade.
De acordo com o documento, ao longo de 2014, 154.053 atendimentos foram realizados pela Defensoria Pública alagoana, sendo 22.215 na área criminal e 131.838 na área cível. A instituição também apresentou aumento de produtividade nos atos de acordos extrajudiciais, com acréscimo de 40% em relação a 2013, sendo firmadas 2.139 conciliações; o número de audiências também teve acréscimo e fechou o ano com 13.390 sessões com participação da Defensoria, número 17% maior que o ano anterior.
Na área recursal, o número de recursos cresceu em 21,9%, com 1.969 recursos em 2014. Os pedidos de liberdade provisória, revogação de prisão e Habeas Corpus também cresceram. Foram 3.546 no ano passado, um acréscimo de 53% em relação a 2013.
Expresso da Cidadania
O número dos atendimentos realizados pela Defensoria Pública de Alagoas ganhou um reforço com a realização do programa Expresso da Cidadania, ação itinerante que leva os serviços da Defensoria Pública para municípios que, ainda, não contam com a presença permanente de Defensor Público.
Com a implantação do programa, que aconteceu no mês de julho do ano passado, mais de 500 pessoas que moram nos municípios de São Luís do Quitunde, Maribondo, Jacaré dos Homens, Batalha e Delmiro Gouveia, foram atendidas pelo Expresso da Cidadania.
Por Elisa Azevedo / Assessoria Defensoria