MADEIRA DE DAR EM DOIDO
16 junho 2024
De acordo com o site dicionarioinformal.com.br o termo-título desta crônica significa: substantivo composto, feminino. Designa madeira dura “Chico doce” ou cassetete. Exemplo Massaranduba é madeira de dar em doido.
Andei andando pelo mundo. Vagando feito vagabundo. Perambulante, confesso. Sem encontrar, no jardim das palavras, uma flor que exalasse um perfume que me atraísse, me embriagasse, com sua formosura, de uma beleza ímpar me enfeitiçasse. Fui para na floresta das Laurissilva, localizada na ilha da Madeira.
“A Ilha da Madeira, na verdade um arquipélago. É um território português localizado em meio ao oceano Atlântico, e não existem vias terrestres que façam ligação ao continente. Pra quem gosta de Cruzeiros, essa é uma fornade chegar lá. Pra quem quer saber mais sobre acesse: viagemturismo.abril.com.br”
‘Laurissilva é um tipo de floresta úmida, composta maioritariamente por árvores da família das lauráceas, endêmico da Macaronésia, região formada pelos arquipélagos de Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde. Fonte: Wikipédia”
“PAU QUE BATE EM CHICO, BATE EM FRANCISCO: A expressão releva a necessidade de igualdade/isonomia. A mesma faz alusão a idéia de que “Chico” é uma pessoa qualquer, sem posição social relevante, enquanto que “Francisco” é pessoa de posição social relevante, de destaque. Mas no final são iguais perante a sociedade. Pois todo Chico é Francisco, e vice-versa, razão pela qual não há que se diferenciar na aplicação de uma norma.”A régua da justiça deve ser isonômica e sua força deve se impor a fortes e fracos, ricos e pobres.” Trecho do discurso do senador Rodrigo Janot [2015] Senado Federal.”
“Madeira de Lei ou madeira nobre designa, em sentido mais amplo, as madeiras que por sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e umidade, duram mais que as outras. São aptas para emprego em construção civil, naval, confecção de móveis, coronha de armas, instrumentos musicais. Costuma apresentar aparência com cores marcantes indo do bege-amarelado passando pelo amarelo a marrom escuro. As madeiras “brancas” ao contrário das de lei, possuem muito Alburno aparência feia, e apodrecem facilmente. Exemplos: Madeira comum: pinho; Madeira de lei: carvalho. Dependendo do grau de dureza e trabalhabilidade, os usos e cada espécie têm destinações preferenciais. Assim, madeiras duras e pesadas, servirão para portas de segurança, pisos ou móveis pesados. Ao exemplo do Ipê, Pau-ferro, Jatobá, jacarandá e Angelim. Fonte: Wikipédia.org.br”
Veio-me agora uma lembrança boa, uma visita que fiz ao saudoso Paulo Ney Rêgo. O ilustrador da capa do livro “Festas de Santana” [1977 -1ª Edição] do escritor, e confrade, Djalma Carvalho [ASLCA]. Paulo Ney é primo, em segundo grau, da minha esposa Mara Rúbia Vieira Rêgo. Na sua fazenda Paulo mantinha um ateliê, aonde produzia obras de arte em madeira de lei, massaranduba. Alto relevo de paisagens sertanejas que, segundo ele, iam parar na América e Europa. Desde que vi o desenho da capa do primeiro livro de Djalma Carvalho passei a admirá-lo. Sem saber que um dia o conheceria. Autor de um traço tão autêntico e marcante.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
NA DELEGACIA
-Você sabe tocar Bateria?
– Não Seu delegado.
-E por que roubou a Bateria do seu Vizinho?
-Porque ele também não sabe!
DOIS FAZENDEIROS PROSEAVAM:
-Vizinho tuas Vacas Fumam?
-Não!
-Então teu Estábulo ta pegando Fogo!
DOIS SOLTEIRÕES NA FESTA
-Odeio Festa de Casamento!
-Por quê?
-As Tias ficam falando “O próximo será Você!”
-Então se Vinga!
-Como?
-Fala o mesmo pra Elas, nos Funerais!