Com a proposta de melhorar o transito entre os bairros do Barro Duro e Cruz das Almas, em Maceió, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (18), a Avenida Josepha de Melo. A via que conta com mais de dois quilômetros de extensão, possui uma passagem de nível e uma ciclovia. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a obra teve um investimento de R$ 15 milhões, sendo cerca de R$ 3,6 milhões dos cofres públicos municipais e o restante da iniciativa privada.
O prefeito Rui Palmeira (PSDB) destacou na solenidade de inauguração que a avenida, bem como outras obras que vêm sendo realizadas na cidade tem o objetivo de dar mais mobilidade à população. “É com muita satisfação que inauguramos essa pista, porque era uma região que necessitada de maior fluência no transito”, afirmou.
“Houve um atraso de cinco meses porque tivemos que mexer no projeto inicial, que não previa uma passagem de nível e quando ela começou a ser feita foi encontrada uma adutora da Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas], então precisamos esticar esse prazo. Mas estamos felizes de estar entregando uma pista pronta para uso, com contenções, drenagens para evitar o que acontece hoje na Pierre Chalita”, ressaltou Rui.
Sobre a pista, o secretario de Infraestrutura de Maceió, Roberto Fernandes afirmou que vai contribuir para desafogar o trânsito da cidade. “São 2 km de extensão, 28 metros de largura, com três calçadas, um canteiro, seis faixas de pedestres e uma ciclovia de 3 metros de largura. Sem falar da passagem de nível, chamada viaduto Oscar Fontes, que evita a instalação de semáforos”.
Linhas de Ônibus
Ainda durante a tarde de hoje, a SMTT, divulgou a lista dos coletivos que vão fazer o percurso pela mais nova avenida da capital.
De acordo com o órgão, as linhas são: 013 (Cruz das Almas/Centro/Av.Rotary), 604 (Ufal/Ipioca),708 (Cruz das Almas/Ponta Verde/Terminal Rodoviário) e 048 (Benedito Bentes/Centro/Jacintinho).
Para a prestação de um melhor serviço aos usuários, a linha 013 passa a contar com mais dois veículos. O itinerário inicia-se a partir da Ladeira do Óleo, passando pela Josepha de Mello, Avenida Muniz Falcão e seguindo pelo trajeto normal como os atuais quatro carros que já fazem o percurso atualmente.
A linha 604 também será acrescida com mais dois veículos, tendo o itinerário de ida e volta pela Josefa de Mello até Cruz das Almas. Já a linha 708 será acrescida com mais um ônibus sendo o itinerário dividido a partir do acesso ao bairro do Feitosa. Dois carros passam pela Josepha de Mello e seguem com o itinerário normal a partir do Feitosa.
Os ônibus da linha 048 que saem do Terminal do Mocambo passam a ter viagens intercaladas a partir da Avenida Márcio Canuto seguindo pela Josepha Melo, Gustavo Paiva e tem o itinerário normal até o Mercado da Produção.
A SMTT orienta aos condutores acerca do contorno de quadra para os condutores que trafegarem pela Gustavo Paiva sentido Centro/bairro e que desejam acessar a nova avenida. Eles terão que entrar pelas Ruas Ezequias da Rocha e Virgílio Marques (em frente ao Parque Shopping Maceió) e cruzar a Gustavo Paiva para seguir seu destino.
“Toda a operação que envolve esse itinerário pela Josepha de Mello será monitorada para termos conhecimento se as pessoas que trabalham no shopping e usuários do transporte público da parte alta da cidade estão tendo um serviço de qualidade pelas empresas de ônibus”, ressaltou o superintendente da SMTT, Tácio Mello.
Josepha Holanda de Mello
A avenida recebeu este nome em homenagem à mulher que nasceu em quatro de novembro de 1908, na cidade de Pilar, região metropolitana de Maceió. Josepha de Mello foi casada com um empresário, agropecuarista e político alagoano José Afonso de Mello, com quem teve quatro filhos. Ela faleceu em 28 de março de 2004.
Da Redação com G1 e Assessoria