Terá início nesta quarta-feira (11), a partir das 17h, na cidade de Maceió, a 14ª Feira da Reforma Agrária. De iniciativa do MST, a feira representa uma alternativa de comercialização de produtos oriundos diretamente da roça, sem o uso de agrotóxicos e com preços abaixo do mercado.
São centenas de feirantes que se deslocam com sua produção de todas as regiões de Alagoas para ocupar a Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), na região central de Maceió, com os produtos da Reforma Agrária.
Toneladas de alimentos e outros produtos do campo, como a farinha, abóboras, galinhas de capoeira, laranjas, mudas de plantas, mel e uma variedade grande de frutos do trabalho dos camponeses e camponesas são vendidos.
A comercialização dos alimentos é o momento em que as famílias têm a oportunidade de apresentar diretamente seus produtos à sociedade, criando uma relação de confiança entre o produtor e o consumidor.
Cultura ligada a economia
Além da oportunidade de negócios, o evento conta com uma vasta programação cultural com apresentações artísticas, tipicamente regionais. A Cerimônia de abertura, com a presença de lideranças dos movimentos sociais alagoanos e do poder público local, está marcada às 19h desta quarta-feira.
Todas as noites, a partir das 17h, deverá acontecer o Festival de Cultura Popular. A festa conta com muita música popular e com exibições do Cineclube Cinema na Terra, trazendo um repertório popular para a praça.
Os destaques deste ano são as atrações intermunicipais e interestaduais, com a presença de dois patrimônios vivos de Alagoas: Chau do Pife e o violeiro João de Lima.
Os feirantes e a população ainda poderão contar com a Tenda de Educação Popular e Saúde, que abriga debates, mesas de orientação social e também um espaço de cuidados, onde terapias integrativas como Massoterapia e Reiki são disponibilizadas gratuitamente.
Confira a programação completa:
TODAS AS NOITES A PARTIR DAS 17h!
Quarta-feira (11/09)
Boi Safary
Seresteiros de São Vicente
Cerimônia de Abertura da Feira (19h)
Negão dos 8 Baixos
Quinta-feira (12/09)
Elisa Lemos (voz e violão)
Zeza do Coco
Grupo Gogó da Ema
Sexta-feira (13/09)
Afoxé Odoyá
Gilberto Alves e Repente (Delmiro Gouveia)
Décio Nunes e banda ensaio (SE)
Chau do Pife
Sábado (14/09)
Val Santos (MST-SE)
João de Lima
Os caboclos (Palmeira dos Índios)
Trio Nó Cego
Da Redação com assessoria