Em fase de testes, Judiciário já fez mais de 100 audiências pelo sistema; inovação vai reduzir o tempo de tramitação de processos.

Presidente Washington Luiz testa videoconferência no Núcleo Ressocializador da Capital (Foto: Caio Loureiro / TJ-AL).
Na próxima quarta-feira, (2), o sistema devideoconferência será inaugurado no Poder Judiciário de Alagoas, com a presença do presidente Washington Luiz Damasceno Freitas e do governador do Estado, Renan Filho. Na ocasião, às 10h, no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas, será feita uma demonstração do sistema, em um telão.
Com a possibilidade de ouvir presos dentro do sistema prisional – em vez de realizar o arriscado transporte dos réus – a inovação vai reduzir o tempo de tramitação de processos, que ficam parados quando o preso não é apresentado na unidade judiciária. Para o Governo, haverá economia de recursos, já que o transporte é responsabilidade do Estado.
Além do uso em interrogatórios de réus e oitivas de testemunhas, que beneficia principalmente a Justiça Criminal, o sistema de videoconferência permite que os julgamentos colegiados do Tribunal de Justiça sejam feitos eletronicamente, com desembargadores em diferentes locais físicos.
Em fase de testes, a Justiça já fez cerca de 100 audiências pelo sistema. A utilização de videoconferência foi normatizada na semana passada pelo TJ/AL.
Da Assessoria TJ/AL