O site institucional da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) está de cara nova. Com novo formato estabelecido em um conteúdo mais organizado, a Juceal lançou, nesta semana, um novo site mais moderno, trazendo serviços além do registro empresarial e com mais foco na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Dentre as novidades, estão as novas seções disponíveis na página inicial através do campo Acesso Rápido. Os destaques estão para os campos destinados às dúvidas mais frequentes que são levantadas pela Ouvidoria e pelo suporte ao Portal Facilita Alagoas, aos microempreendedores individuais (MEIs), tipo empresarial com renda bruta máxima de até R$ 81 mil ao ano, sem participação em outro empreendimento e que possui crescimento exponencial em suas aberturas, à legislação e aos detalhes da própria Redesim, além de um campo direto de contato chamado Fale Conosco.
Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec/AL) e com os campos estruturados pela assessoria de comunicação da Juceal, o novo site visa uma maior integração ao Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento empresarial no estado e sistema por onde são oferecidos, de forma totalmente online, todos os serviços da Junta Comercial. Um fluxo mais acessível do site também é um objetivo.
“A diferença desse padrão, ele vai mais pelo layout. A gente trabalhou um layout que mais clean, deixando o site mais leve, onde a organização do conteúdo do órgão fica mais bem distribuída e o menu também. Como mais de 90% das pessoas acessam o site pelo celular, a gente optou pelo menu estilo mobile, com menu lateral com todas as opções de serviços. E internamente a tecnologia ajuda bastante para o gestor de conteúdo, tanto na aplicação, quanto na criação, na edição e exclusão de páginas. Toda essa forma de manipular conteúdo, de inserir conteúdo foi pensada justamente no usuário final”, frisa o webdesign da Fábrica de Sítios do Itec, Meuzent Galvão.
Para garantir essa comunicação maior com o Facilita Alagoas, seções de pesquisa para processos físicos foram aglutinadas, sendo destacados os locais corretos para pesquisa por meio do portal da Redesim. Os campos para abertura, alteração, extinção empresarial e acesso a documentos registrados também foram ampliados.
“O nosso foco é sempre no cliente. Como o registro de empresas tem uma realidade 100% online, pensamos em disponibilizar o site como um canal mais amplo, focado no ambiente empresarial em si, além do registro, além do licenciamento empresarial, que é sempre um objetivo de melhoria, e interessado em facilitar o trabalho das empresas alagoanas. Será um canal de informações claras e acessíveis, e de maior contato com a Junta Comercial”, ressalta o presidente Carlos Araújo.
A Juceal é o órgão alagoano de registro empresarial, além de ser a entidade estadual responsável pela administração da Redesim entre órgãos do estado e os 102 municípios.