Judiciário entrega novo Fórum à população de Batalha

31 dez 2014 - 14:00


Comarca é uma das mais importantes do Sertão de Alagoas e agora tem prédio que atende recomendações do CNJ.

 Desembargadores Washington Luiz e José Carlos Malta hasteiam bandeiras, ao lado do prefeito da cidade, Aloísio Rodrigues (Foto: Caio Loureiro)


Desembargadores Washington Luiz e José Carlos Malta hasteiam bandeiras, ao lado do prefeito da cidade, Aloísio Rodrigues (Foto: Caio Loureiro)

O Poder Judiciário entregou à população sertaneja, nesta terça-feira (30), o novo Fórum da Comarca de Batalha. O desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, enalteceu a dignidade que a nova estrutura proporciona aos servidores e jurisdicionados.

Cerca de 1800 processos tramitam atualmente na Comarca, que também abrange os municípios de Jaramataia e Belo Monte. O juiz Luciano Galvão, titular de Penedo, atua em substituição na unidade.

“A Comarca de Batalha é uma das mais importantes do Sertão de Alagoas e padecia de um Fórum que não estava à altura da importância da Comarca e da cidade. Estamos entregando um fórum moderno, que satisfaz todas as necessidades” frisou José Carlos Malta.

Para o magistrado Luciano Galvão, a obra “é um marco” para o município. “O espaço físico que tínhamos anteriormente era um terço disso. É uma nova casa onde nós poderemos prestar nossas atividades cotidianas e receber todos aqueles que precisam de Justiça em melhores condições”.

O presidente do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), magistrado Jamil Amil, informou que o prédio segue todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O custo aproximado, incluindo obra, móveis e equipamentos, foi de R$ 2 milhões.

O prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues, ressaltou o sentimento de gratidão por ter a oportunidade de participar da inauguração. “Sinto-me muito honrado em estar representando os batalhenses neste momento histórico”. A prefeitura doou o terreno onde foi construído o Fórum.

Na oportunidade, foi entregue os certificados e as medalhas referentes ao alcance do padrão excelência pela Comarca e Batalha, de acordo com a aferição do projeto Juízo Proativo, premiação instituída pelo TJ/AL.

Homenageado

O prédio leva nome o desembargador aposentado José Agnaldo de Souza Araújo, presidente do TJ/AL entre 1995 e 1996. Na sua gestão, iniciou o processo de informatização da Justiça Alagoana, criou o Funjuris e a Justiça Itinerante. O homenageado é pai do desembargador Fábio José Bittencourt Araújo.

Fim de gestão

Após Penedo, Maragogi e Cacimbinhas, Batalha é a quarta Comarca a receber um novo fórum durante gestão do presidente José Carlos Malta, que está se encerrando. O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas assume a presidência em 5 de janeiro de 2015.

“Foram dois anos de muito trabalho, um trabalho muito espinhoso, mas que nós, graças à colaboração que recebemos de todos, conseguimos suplantar e estamos terminando com um leque de realizações bastante consideráveis. Eu estou extremamente satisfeito”, afirmou o desembargador José Carlos Malta.

Por TJ/AL

Notícias Relacionadas:

Comentários