Jovens fazem motim em unidade de internação em Maceió

09 jun 2014 - 18:20


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

No final da manhã desta segunda-feira (9), os socioeducandos da Unidade de Internação de Jovens e Adultos (Uija), que foram transferidos para a Unidade de Internação Provisória (UIP), em decorrência da descoberta de um túnel na Uija, realizaram m motim na unidade o clima ficou tenso e gestores da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), tiveram que ir o local para conversar com os jovens e tentar acalmá-los.

A situação foi logo controlada no início da tarde segundo a assessoria de comunicação da secretaria, e não houve tentativa de fuga durante o motim. No fim do mês passado, a Unidade de Internação Provisória registrou fugas de adolescentes infratores, mas a convivência dentro da UIP acabou comprometida com a chegada de jovens que estavam na Uija.

Como o motim da semana passada em virtude da descoberta do citado túnel – deixou problemas na estrutura da Uija, a Secretaria de Ressocialização teve de transferir 19 jovens. Parte deles acabou sendo levado para a UIP. O prédio da Uija teve a estrutura comprometida após os socioeducandos cavarem um túnel de cerca de 20 metros, o que inutilizou a maioria dos alojamentos.

Na semana passada, o juiz Ney Alcântara decretou a interdição da Uija e deu prazo de 72 horas para que o Governo do Estado realizasse a transferência dos jovens. Na avaliação do magistrado, todas as unidades – alvos de recente inspeção por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, tendo afirmado que flagrara menores infratores ‘enjaulados’ – passam por problemas estruturais graves.

Redação com Gazeta web

 

Notícias Relacionadas:

Comentários