Irrigações do Canal do Sertão são de responsabilidade da Codevasf, diz Seinfra

11 set 2018 - 08:00


Seinfra respondeu a matéria do jornal Gazeta (Foto: Acervo Secom/AL)

Em respostas a matéria do Jornal Gazeta de Alagoas, veiculada nos dias 1 e 2 de setembro, na qual falou da ausência de projetos de irrigação em trechos já concluídos, a Secretaria de Estado da Infraestrutura afirmou que a responsabilidade pelos projetos é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“A partir de 2011, a elaboração de projetos e implementação dos perímetros irrigados do Canal do Sertão foram delegados para a Codevasf, conforme planejamento definido pelo Ministério da Integração, à época sob o comando do ministro Fernando Bezerra. Dessa forma, a responsabilidade por esses projetos passou a ser inteiramente da Codevasf e não mais da Seinfra”, descreve parte da nota enviada ao periódico.

A pasta estadual alega ainda que a companhia anunciou o investimento de mais de 130 milhões pelo programa Mais Irrigação, do governo Federal, a fim de atender o perímetro público de irrigação em Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi ainda em 2012.

Já em 2015, a Codevasf anunciou um outro investimento, de R$ 90 milhões, para projetos de irrigação utilizando a água do Canal do Sertão e, na ocasião, o Governo de Alagoas disponibilizou todos os estudos realizados anteriormente pelo Estado. Os projetos não foram implementados pela Companhia até então.

Veja a matéria completa no site do Jornal Gazeta de Alagoas.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários