Investimentos na malha rodoviária impulsionam desenvolvimento em Alagoas

08 jan 2013 - 16:50


Foto: Matheus Sandes

O Governo de Alagoas investiu cerca de R$ 594 milhões em infraestrutura rodoviária nos últimos seis anos. O volume de investimentos foi aplicado em cerca de mil quilômetros de rodovias, entre implantações, restaurações, duplicações e reconstruções em todo o Estado. São obras que levam qualidade de vida para a população e desenvolvimento econômico para municípios do interior e da região metropolitana de Maceió, principalmente por contribuírem para o crescimento do turismo alagoano.

Em 2012, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entregou duas das maiores obras rodoviárias do Estado: a duplicação da AL-101 Sul, entre Maceió e a Barra de São Miguel, e da AL-220, em Arapiraca. O órgão finalizou também as obras do Programa da Reconstrução nos 19 municípios que sofreram com as enchentes de junho de 2010.

As obras finalizadas trouxeram de volta a infraestrutura básica para centenas de famílias desamparadas após a tragédia, além de desenvolvimento econômico, social e turístico para milhares de alagoanos. O Governo de Alagoas fechou ainda uma nova leva de obras com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para início em 2013, garantindo a continuação das ações do órgão nas rodovias estaduais.

AL- 101 Sul

A obra de duplicação da AL-101 Sul se estende por 25,8 km, entre o Pontal da Barra, em Maceió, e o Trevo do Gunga, na Barra de São Miguel. Ao longo da rodovia, quatros pontes estão foram duplicadas: a Divaldo Suruagy, a Eng. Celso Araújo (Massagueira), a Maceiozinho e a ponte sobre o Rio Niquim. A duplicação da AL-101 Sul inclui ainda a construção de três novos viadutos: o viaduto do Detran, com mão única, no sentido Barra de São Miguel-Maceió, com 54 metros de extensão; e os viadutos do Francês e da Barra de São Miguel, com mão-dupla, medindo, respectivamente, 108 e 90 metros.

A obra fortalece, principalmente, o turismo da região das Lagoas e Mares do Sul. As cidades turísticas da Barra de São Miguel e Marechal Deodoro (Francês) estão sendo beneficiadas com a ação do Governo de Alagoas. A duplicação também desafoga o trânsito daqueles que utilizam a rodovia AL-101 Sul como entrada e saída de Maceió. Além da facilidade de acesso, novas empresas e redes de hotelaria estão se instalando na região, favorecendo o aumento do fluxo de turistas nas cidades do entorno. Além do turismo e da infraestrutura local, o benefício pode ser sentido no aquecimento do mercado imobiliário, com a construção de residências e valorização dos imóveis da região.

Para a duplicação da rodovia, o Governo de Alagoas precisou desocupar uma área da margem direita da AL-101 Sul, onde 110 famílias viviam irregularmente havia décadas. A faixa ocupada faz parte da conhecida comunidade do Jacaré, que margeava os dois lados da rodovia totalizando 212 famílias que viviam sem infraestrutura, saneamento e condições dignas de moradia.

AL-220

A obra de duplicação da AL-220, importante rodovia que liga a região do Agreste ao Sertão alagoano, tem início no trevo do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Arapiraca (BPTran) e segue até o trevo do Grupo Coringa. Ao todo, 6,07 km foram duplicados e restaurados. A rodovia AL-220 representa o principal eixo de acesso para o fluxo de produtos e mercadorias entre a capital e o interior, principalmente dos que seguem para a Região Agreste por Arapiraca.

Além do desenvolvimento de Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas e uma das que mais crescem no Brasil, a duplicação da AL-220 desenvolve toda a região do Agreste, trazendo benefícios para todos os setores, desde o social até o imobiliário e o turístico.

Entre as atividades mais beneficiadas estão as praticadas nas regiões da Bacia Leiteira, a piscicultura do São Francisco, a produção de fumo em Arapiraca e a ovinocaprinocultura no Agreste alagoano. Além de atrair indústrias e investimentos para a cidade de Arapiraca, o trecho duplicado da AL-220 facilitará ainda o desenvolvimento das atividades turísticas no Vale do São Francisco, como os cruzeiros fluviais, o ecoturismo nos canyons e as cidades históricas de Pão de Açúcar e Piranhas, que dependem do fluxo rodoviário da região.

Visando a segurança de motoristas e pedestres, o Governo Estadual garantiu ainda a implantação da iluminação pública de todo o trecho da rodovia duplicada. A obra inclui ainda a instalação de semáforos com botoeiras e faixas de pedestres nos três trechos considerados críticos ao longo da duplicação, além de lombadas eletrônicas e sinalização vertical e horizontal.

Alça da Flamenguinha

A obra da Alça da Flamenguinha implantará 28 km da rodovia AL-105, abrindo espaço para uma nova rota de acesso entre a parte alta de Maceió e o município de São Luiz do Quitunde, no Litoral Norte de Alagoas. A implantação da rodovia já tem 23 quilômetros de terraplenagem concluídos, dos quais 10 km já estão pavimentados.

A nova rodovia reduzirá em 32 km o trajeto de quem desembarca no aeroporto em direção ao Litoral Norte, diminuindo também o tempo da viagem de 30 a 40 minutos. Além de desenvolver a Costa dos Corais, que é o segundo maior polo turístico de Alagoas, a obra vai facilitar também o escoamento da produção, melhorando o acesso à região Norte alagoana.

Caminhos do São Francisco

A rodovia ribeirinha implantará o total de 179 km entre as rodovias AL-230 e AL- 225, perfazendo toda a orla do Rio São Francisco, indo do município de Penedo até Piranhas. No total, o primeiro lote implantará 45,6 km entre Penedo/Porto Real do Colégio/São Brás e o segundo lote 68,09 km entre São Brás/Traipu/Belo Monte. O terceiro lote diz respeito ao trecho entre Belo de Monte e Pão de Açúcar, onde serão implantados 24,6 km de rodovia AL-225. Já o quarto totaliza 40 km de rodovia entre Pão de Açúcar e Belo Monte.

A rodovia Caminhos do São Francisco é umas das principais obras de infraestrutura do Estado. Sua implantação desenvolverá desde a região Sul até a região do Sertão de Alagoas, além da orla fluvial do “Velho Chico”, possibilitando um grande impulso para o desenvolvimento da atividade turística na região.

A rodovia une as cidades ribeirinhas e permite o acesso contínuo aos principais atrativos da nossa ‘Costa Doce’, fortalecendo os roteiros turísticos em desenvolvimento pela Setur, como o Caminhos do Imperador e a Rota do Cangaço e oferecendo opções de realização por via fluvial ou terrestre. A ribeirinha é fundamental ainda para o crescimento do setor turístico privado nesses municípios e contribuirá para indicadores como o aumento do fluxo de turistas e ocupação hoteleira, movimentando a economia da região e melhorando as condições de vida da população.

Obras Viárias

Durante o ano de 2012, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) concluiu todas as obras viárias do Programa da Reconstrução. As 210 obras que haviam sido destruídas pelas enchentes dos Rios Mundaú e Paraíba foram concluídas em 19 municípios alagoanos, incluindo pontes, rodovias, muros de contenção, estradas vicinais e vias urbanas.

O DER recuperou 403 km de rodovias vicinais, 65 km de rodovias estaduais, 273 mil metros quadrados de pavimentação urbana e 55 pontes destruídas nos 19 municípios atingidos pelas enchentes. Além de restabelecer a vida de milhares de alagoanos vitimados pela tragédia, as obras devolveram acessibilidade viária e garantiram o desenvolvimento econômico, urbano e turístico para as cidades atingidas pelas enchentes.

Em Rio Largo, por exemplo, um dos mais destruídos pelas águas do Rio Mundaú, a reconstrução da ponte do Riachão e da superestrutura da ponte Angelita foram entregues à população. O DER reconstruiu ainda os 200 metros do muro de contenção sobre o Rio Mundaú, fundamental para garantir maior segurança aos moradores daquela região.

Além disso, mais de 770 metros da Avenida Judith Paiva foram restaurados e os moradores puderam retomar normalmente às atividades diárias. Ainda em Rio Largo, as ruas Manuel Zacarias, Dr. Manoel Oiticica e Alfredo Oiticica, todas localizadas no Centro do município, também já foram reconstruídas e entregues à população.

Em Satuba, 4,5 km de estrada em revestimento primário foram recuperados pelo DER, já em janeiro de 2011. As obras devolveram as condições de acessibilidade aos moradores dos quatro povoados, garantindo a locomoção até escolas, postos de saúde e mercados no Centro de Satuba.

Em Atalaia e Paulo Jacinto, o DER concluiu a reconstrução de seis ruas e uma ponte que haviam sido destruídas pelas enchentes. A recuperação de acessos, vias urbanas, rodovias e pontes tem sido fundamental para que a população possa retomar suas atividades diárias normais.

Em Viçosa, o DER inaugurou a Ponte Quinta da Serra, localizada na Rua Vila Nova, com extensão de 140 m sobre o Rio Paraíba. Em Cajueiro, foi entregue a ponte José Auto Cavalcante, sobre o Rio Paraíba, com extensão de 102,25 m, além das obras de implantação e pavimentação do acesso a Viçosa, com 1,4 km de pista dupla e 200 m de via simples; o recapeamento da rodovia AL 440, trecho Cajueiro/Campina, com 8,2 km; e a restauração da rodovia AL 210, trecho de Cajueiro/Viçosa, com 13,6 km.

Mais obras de infraestrutura do Programa da Reconstrução também já foram concluídas pelo governo estadual nos municípios de Quebrangulo, Capela, União dos Palmares, Cajueiro, Branquinha, Ibateguara, Joaquim Gomes, Murici, São José da Lage, Jacuípe, Jundiá, Matriz do Camaragibe, São Luis do Quitunde, entre outros.

Ações de trânsito

O trabalho de educação e orientação a condutores e pedestres tem se tornado uma das grandes marcas de atuação do DER. Em 2012, estas campanhas tornaram-se ainda mais executadas pelo Serviço de Educação de trânsito do DER. Desde 2007, o planejamento das ações educativas vem sendo implementado como um importante método preventivo de acidentes nas rodovias estaduais. As campanhas educativas assumem a missão de conscientizar condutores para a importância da segurança no trânsito. Essa atuação torna-se ainda mais fundamental nos períodos festivos, onde o intenso tráfego nas rodovias aumenta o risco da ocorrência de acidentes.

A atuação do DER em ações de fiscalização de trânsito registrou importantes avanços em 2012. Visando o aumento da segurança para condutores e pedestres, o órgão vem procurando melhorar as formas de vigilância nas rodovias, através da busca de novas parcerias e a garantia de mais recursos. O serviço de monitoração das rodovias é realizado durante todo o ano, por meio de ações planejadas que ajudam a impedir a circulação de veículos irregulares e a prática de condutas infratoras no trânsito das vias estaduais.

A Operação Verão + Seguro teve mais uma edição em 2012, visando a diminuição dos congestionamentos durante o período de férias (dezembro e janeiro) nas principais rodovias, AL-101 Norte e AL-101 Sul, que dão acesso às praias alagoanas. A operação conjunta prevê medidas como o reforço da fiscalização nas estradas com os agentes do DER e Polícia Militar e em pontos estratégicos da capital com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).

Terminais Rodoviários

O DER está executando a licitação para terceirização de mais terminais rodoviários do Estado. Atualmente, apenas a rodoviária de Maceió está sob comando de empresa terceirizada, os terminais rodoviários do interior são gerenciados pelo próprio DER, o que gera uma despesa enorme para o órgão. A terceirização desses serviços faz exatamente o inverso: elimina gastos e gera receita para o órgão. Por isso, temos a pretensão de atender a todos os terminais rodoviários e aeroportuários do Estado.

Por Agência Alagoas

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