Instrutores do PNAIC participam de curso de formação durante a semana

28 jan 2013 - 16:30


Capacitação tem carga de 40 horas e conta com representantes de todos os municípios alagoanos.

Teve início, na manhã desta segunda-feira (28), o processo de formação dos instrutores que atuarão, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na capacitação de professores das redes públicas de ensino de séries iniciais, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. Em Alagoas, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e o processo de formação, conduzido por profissionais do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com Tereza Neuma, gerente de Gestão de Formação Inicial e Continuada da SEE, mais de 300 formadores, entre representantes das secretarias municipais e estadual, estão participando do curso.

“Após a formação, os instrutores vão trabalhar com professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e de turmas multiseriadas. O objetivo é contribuir para a alfabetização dos alunos no tempo regular, evitando futuras correções de distorção de série/idade”, explica Tereza.

Cronograma

Ao todo, os orientadores receberão carga horária de 200 horas em capacitação, enquanto, para os professores alfabetizadores, este quantitativo será de 120 horas. Inicialmente, a formação será na área de Língua Portuguesa, mas, estima-se que em 2014 seja iniciada qualificação similar em Matemática.

Após este curso inicial, que se encerra na próxima sexta-feira (1º), os instrutores participam de quatro encontros de acompanhamento nos meses de fevereiro, abril, agosto e outubro e,paralelamente, trabalharão com os professores cursistas de seus municípios em cursos de 80 horas divididos em oito módulos de dez horas. Em dezembro, eles concluem o processo de formação apresentando suas experiências em um seminário.

Severina Erika Guerra, formadora do CEEL, explica que, nesta primeira etapa, o curso traz alguns princípios sobre a Formação Continuada e apresenta o perfil do formador. “O mote dessa capacitação em Língua Portuguesa é a alfabetização e o letramento. Nosso trabalho vai além da perspectiva teórica, desenvolvendo também a parte prática com eles”, detalha.

O Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; e, no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

“Os 102 municípios alagoanos estão envolvidos no PNAIC, todos aderiram ao Pacto e assumiram o compromisso. Esse curso veio no momento adequado, é uma missão de todos trabalhar para que as crianças estejam na série de acordo com a idade, lendo e escrevendo”, enfatiza a participante do curso, Luzia Keylla Cavalcante, instrutora da Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia.

Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários