O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, nesta quarta-feira (15), quatro alertas de acumulado de chuvas para todo o Estado de Alagoas. Dos quatro alertas, um deles vermelho, um laranja e dois amarelos. Todos devem ter vigência até quinta (16).
Segundo o Inmet, o Alerta Vermelho representa o perigo maior e abrange municípios do litoral. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há alto risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
O Inmet orienta que a população observe alterações nas encostas, permaneça em local abrigado e, em caso de situação de inundação, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Já o Alerta Laranja é válido para as regiões Leste e Agreste do estado, que têm previsão de chuva entre 30 a 60 mm/h, ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
As instruções do Inmet para estes locais são que evitem enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
O Sertão de Alagoas também está com um Alerta Amarelo, de perigo potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
O quarto alerta em vigor no estado é mais um Alerta Amarelo, de perigo potencial, neste caso para 57 municípios. A previsão é de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).