Inhapi recebe a primeira conferência regional do Meio Ambiente de Alagoas

22 jul 2013 - 17:28


Sertão é a primeira das sete regiões a definir representantes e propostas para a conferência estadual

InhapiÓrgãos de todo o Brasil e a sociedade civil estão se mobilizando em conferências divididas por polos para se articular quanto à conferência nacional do Meio Ambiente e conhecer mais sobre ela. Entre as ações estão apresentar projetos para as frentes de trabalho, eleger delegados nestas frentes e discutir em grupos de trabalho os quatro eixos principais das conferências que são: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Em Alagoas, as conferências acontecem em sete polos e, no último sábado (20), no município de Inhapi, representando a regional Sertão do Estado, aconteceu a primeira regional alagoana. O encontro serviu para discutir soluções prévias para o começo dos trabalhos com os planos de resíduos sólidos.

De acordo com a assessora técnica do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Patrícia Mendonça, as conferências estaduais têm como intuito disseminar os objetivos dos trabalhos do Ministério para todos os estados do Brasil e convidar a sociedade para participar das mobilizações e discussões, tornando o projeto viável e organizado.

Dentro dos eixos principais ainda foram discutidos temas como a logística reversa, a reformulação do consumo para a redução na importância do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e dos consórcios para a capitação de recursos para as atividades dos municípios, o valor do lixo e o ciclo econômico que já é gerado com ele e as melhorias que os planos preveem dentre outras discussões pertinentes para a continuidade dos trabalhos no estado.

A segunda parte do encontro foi voltada para discussões em grupos divididas nos 4 eixos principais, destes grupos saíram diversos projetos e foram eleitos Delegados que vão defendê-los por segmento na conferência Estadual que acontecerá entre os dias 23 e 24 de agosto na capital alagoana.

Os delegados se dividem entre empresários, poder público e sociedade civil (movimentos sociais e populares, entidades acadêmicas, comunidades tradicionais e ONGs). Ao todo foram 40 delegados e 20 propostas que serão apresentadas na conferência estadual e defendidas por seus representantes para serem levadas à conferência nacional.

A próxima conferência acontecerá em União dos Palmares, polo da regional Zona da Mata, restando outras cinco conferências, que são Metropolitana, Litoral Norte, Bacia Leiteira, Agreste e Sul.

Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários