Independência em Santana: ‘Bandeira murcha’ chama a atenção de moradores do Sertão

07 set 2015 - 21:35


Bandeira do Brasil se escondia entre as nuvens (Foto: Alagoas na Net)

Bandeira do Brasil se escondia entre as nuvens (Foto: Alagoas na Net)

Neste dia 7 de setembro muitas foram as comemorações marcadas nas principais capitais e cidades do interior do país. Não por acaso, a data é considera a mais importante do País, por seu valor histórico e simbólico. Entretanto, o sentimento nacionalista parece que não estava muito latente no Poder Executivo em Santana do Ipanema, cidade localizada a 206 quilômetros da capital Maceió, e que sempre foi marcado por belos e animados desfiles.

A triste constatação vem após o reclame de pelo menos dois internautas à equipe do site Alagoas na Net. Um deles até questionou o motivo da cidade não ter o tradicional desfile cívico, tão conhecido e esperado em anos anteriores. Infelizmente a redação não pôde dar essa resposta, pois o próprio município não se manifestou oficialmente sobre o caso. Aliás, segundo apurado pela reportagem, há alguns dias o evento estaria sendo organizado, mas por motivos ainda não explicados, acabou sendo cancelado.

O outro morador fez questão de enfatizar a falta de respeito com um dos símbolos nacionais, que hoje estava exposto num dos pontos turísticos da cidade. O alvo da reclamação era a Bandeira Nacional que foi colocada no mastro localizado no Alto da Fé, no bairro do Monumento. Com um ar de indignação ele questionou a nossa reportagem: “Você já viu a bandeira murcha”?

Nossa equipe prontamente foi registrar o reclame do morador e realmente se deparou com uma bandeira que modestamente tremulava com dificuldades e pouco era reconhecida suas cores, tão pouco sua famosa frase “Ordem e Progresso”.

Descerramento das bandeiras

Ainda no termino dessa matéria, outro registro, não menos melancólico, foi flagrado; desta vez na Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda. O caso agora foi a cerimônia de descerramento das bandeiras estaduais, municipal e estadual, que ali foram expostas durante a Semana da Pátria. Tradicionalmente, nos últimos anos as bandeiras de todos os estados figuram naquele local do dia 1º ao dia 7 deste mês.

Banda Fanfarra se apresentou para um público miúdo em Santana (Foto: Alagoas na Net)

Banda Fanfarra se apresentou para um público miúdo em Santana (Foto: Alagoas na Net)

Nossa reportagem registrou um número bastante reduzido de pessoas no evento, que foi embalado ao som da banda fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão. O prefeito Mário Silva esteve no local onde foi responsável por descerrar a bandeira do Brasil, acompanhado de secretários e assessores.

Apesar de informar através de ofício a esse veículo, nenhum órgão de comunicação oficial da Prefeitura anunciou a cerimônia.

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários