IMA capacita em Piranhas secretarias municipais para Cadastro Ambiental Rural

22 fev 2014 - 20:41


Técnicos apresentam portal que será utilizado em cadastro obrigatório para todas as propriedades rurais

IMA

Foto: Assessoria

A equipe do setor de Gestão Florestal do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou na última quarta-feira 19, no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, na cidade de Piranhas, uma capacitação com representantes de seis prefeituras da região do alto sertão. O objetivo do curso é apresentar o portal por onde será realizado o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A partir de março serão realizadas formações nas outras seis regiões do estado.

Segundo a engenheira florestal do IMA, Luise Andrade Amaral, este momento inicial é fundamental para as prefeituras conhecerem o site. “Nosso objetivo é entrar em contato direto com as secretarias municipais. Nessas oficinas vamos esclarecer possíveis dúvidas a respeito dos dados que deverão ser cadastrados, bem como do funcionamento técnico do portal”, disse a engenheira.

De acordo com o presidente do IMA, Adriano Augusto, é importante a presença de todas as prefeituras nas capacitações oferecidas pelo órgão. “Nós temos um grande desafio pela frente. É indispensável que as prefeituras participem. Convidamos oito para este curso inicial e seis compareceram. Esta capacitação é uma oportunidade para que sejam tiradas as dúvidas sobre o cadastramento”, comentou o presidente.

Ele lembrou ainda que o CAR será obrigatório para todas as propriedades rurais.

Alagoas sai à frente na realização das capacitações, já que elas começaram antes mesmo da assinatura da Instrução Normativa, pela Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, que definirá o prazo para os cadastros. “Caso o proprietário rural não faça seu cadastro sofrerá algumas sanções, dentre elas, por exemplo, o acesso aos benefícios de créditos agrícolas oferecidos por diversos bancos”, explicou Adriano.

O secretário municipal de agricultura da cidade de Inhapi, Geraldo Coco, aprovou a iniciativa da capacitação. “Nós que damos assistência ao pequeno agricultor precisamos saber como ajudá-los. Certamente, muitos deles não saberão como proceder e essa capacitação vai nos preparar para isso”, frisou o secretário.

Durante o curso, há uma palestra sobre os motivos da criação do CAR e sobre o funcionamento técnico do site, e entrega de cartilhas informativas sobre o Cadastro. Estiverem presentes na capacitação secretários municipais dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Inhapi e Pariconha, e representantes das prefeituras de Olho D’Água do Casado e Água Branca.

Ascom/IMA

Comentários