Ifal recebe novo professor de Língua Portuguesa para o Campus Santana Romildo Barros da Silva é de Teotonio Vilela e ingressa na instituição com doutorado em Linguística e Literatura.

Elaine Rodrigues e Maycon Douglas / Ascom Ifal

22 fev 2024 - 09:00


Cerimônia de posse realizada no gabinete da Reitoria, em Maceió (Foto: Ascom / Ifal)

Uma cerimônia de posse com bastante emoção marcou o ingresso do professor de Língua Portuguesa Romildo Barros da Silva ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nessa quarta-feira, 21. A instituição conseguiu fazer a nomeação dele no último dia antes do fim do prazo do concurso público, o que se tornou um grande presente para Romildo, seus familiares e amigos.

Durante a cerimônia, Romildo Barros contou que nasceu no município de Teotonio Vilela e teve o pai como grande incentivador para se dedicar aos estudos. Reinaldo Barros estava acompanhando o filho e, apesar de não ter tido condições de estudar, zelou para que o filho tivesse uma boa educação e pudesse se empenhar nos estudos. Depois da escola, Romildo Barros se interessou por Língua Portuguesa e foi estudar Letras pela Universidade Estadual de Alagoas, a Uneal. 

Em 2012, no segundo ano de Letras, Romildo integrou um projeto científico orientado pela professora Maria Francisca Oliveira Santos, que estava presente na posse. Ela foi orientadora de Romildo no Trabalho de Conclusão de Curso da graduação, no mestrado em Letras e Linguística e no doutorado em Linguística e Literatura, as duas pós-graduações pela Universidade Federal de Alagoas. “Houve aquela identidade porque o menino era estudioso”, destacou a professora, que o incentivou a fazer a pós-graduação.

A história de Romildo comoveu os presentes na cerimônia de posse. A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, representando o reitor Carlos Guedes, contou que ela também é egressa da Uneal, uma instituição importante na interiorização do acesso à graduação pela educação pública, gratuita e de qualidade em Alagoas. E dando as boas-vindas a Romildo, a pró-reitora ressaltou que ele vai poder  desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão já na educação básica, o que ajuda na formação de pessoas autônomas e capazes de tomar decisões. “Porque a nossa instituição não é uma instituição para formar para o mercado de trabalho somente. É uma instituição para formar o ser. Para que ele possa ter autonomia em fazer suas escolhas”, explicou. 

Também estavam presentes na posse os pró-reitores de Extensão, Gilberto Neto, e de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte; o diretor-geral de Santana do Ipanema, Thales Pantaleão; a assessora da Diretoria de Gestão de Pessoas, Lúcia Freire; o chefe de gabinete da Reitoria, Zoroastro Neto; e o chefe de gabinete de Santana do Ipanema, Edcleyton Fernandes. 

Comentários