Unidade instalada no município de Batalha deverá ser entregue em dezembro
Um hospital veterinário para atender aos criadores da Bacia Leiteira deverá ficar pronto em dezembro deste ano, no município de Batalha. A unidade é viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal com investimentos de cerca de R$ 1 milhão.
A estrutura física está pronta, mas falta ainda a licitação dos equipamentos, que já está sendo organizada. Quando estiver em funcionamento, o hospital contará com uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), centros universitários, universidades, institutos federais e a Prefeitura Municipal de Batalha. O foco será o atendimento de animais ruminantes, como vacas, bois e bezerros.
O hospital faz parte do Polo Tecnológico da Bacia Leiteira e compõe um Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Animais. Além da estrutura física, já foram adquiridos uma motocicleta, três veículos e uma ambulância, que poderá visitar as propriedades rurais para fazer procedimentos nos animais e pequenas cirurgias.
“Com esse hospital, vamos fortalecer a pecuária de leite, com atendimento prioritário aos pequenos criadores. Em geral, eles dispõem de animais com ótima genética, reconhecida nacionalmente, têm acesso a equipamentos para produção de leite e precisam desse apoio para garantir a sanidade animal”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
O prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues, esteve na Seagri, em reunião com o secretário, a engenheira Tatiana Freitas e a gestora ambiental Marina Morais para reafirmar a parceria da prefeitura em relação ao hospital. Ele disse que será um ganho para todos os produtores da região.
Seagri