Hospital do Coração registra mais de 4,5 mil atendimentos no 1º semestre de 2024 Unidade hospitalar é a primeira, inteiramente SUS, a tratar pacientes com problemas no coração.

Neide Brandão / Ascom Sesau

01 ago 2024 - 14:00


Cristiano da Silva realizou um cateterismo e se recupera na unidade hospitalar
(Foto: Neide Brandão / Ascom Sesau)

O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, destacou-se pelos números expressivos de atendimentos no primeiro semestre de 2024, consolidando-se como referência em assistência médica, essencial no cuidado cardiovascular em Alagoas. Durante esse período, foram realizadas 4.617 consultas, 252 cirurgias, 852 procedimentos em hemodinâmica, 52.804 exames laboratoriais, 9.407 exames de imagem e 1.128 internações, demonstrando o amplo alcance e a diversidade dos serviços prestados pelo equipamento de saúde.

Entre os alagoanos atendidos pela unidade hospitalar está o paciente Cristiano da Silva, de 41 anos, que sofreu infarto em sua residência, no município de Messias, e foi encaminhado ao Hospital do Coração Alagoano, onde foi submetido a um cateterismo. Ele creditou parte do êxito de seu tratamento ao programa Bate Coração, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem a unidade hospitalar é vinculada.

O Bate Coração promove uma conexão eficiente entre a Rede Estadual de Saúde, acelerando o atendimento e melhorando os resultados clínicos para casos de urgência cardiovascular. “Graças ao Bate Coração e ao excelente trabalho da equipe do Hospital do Coração Alagoano, fui atendido com rapidez e profissionalismo. Isso fez toda a diferença para a minha recuperação. Sou imensamente grato por toda a assistência recebida”, ressaltou Cristiano, enfatizando o impacto positivo da colaboração entre as instituições de saúde e os programas estaduais.

O diretor do hospital, Otoni Veríssimo, ressaltou a excelência nos serviços prestados pela unidade hospitalar, referência em assistência cardiológica. “O caso do Cristiano evidencia a competência técnica da equipe do Hospital do Coração Alagoano, assim como o impacto positivo de iniciativas a exemplo do Programa Bate Coração na garantia de um atendimento rápido e eficaz para casos críticos. A experiência vivida por este, e inúmeros outros pacientes, ressalta a importância da prontidão e da integração entre os diversos níveis de atenção à saúde para salvar vidas e proporcionar uma recuperação plena aos pacientes”, frisou.

Segundo o gestor do Hospital do Coração Alagoano, a unidade hospitalar tem o compromisso com a saúde cardiovascular da população e segue como exemplo de eficiência e cuidado. “Desde a sua abertura, em setembro de 2022, ele vem se destacando pela quantidade de atendimentos realizados, bem como pela qualidade e rapidez na assistência”, frisou Otoni Veríssimo.

Comentários