Hospital de Emergência do Agreste tem programação especial para o Maio Amarelo Ação ocorre a partir desta terça-feira (7), na sede da unidade hospitalar, situada em Arapiraca

Tony Medeiros / HEA

06 Maio 2024 - 14:00


Campanha promovida pelo Hospital de Emergência do Agreste tem como objetivo reduzir os acidentes de evitar que as vítimas acabam necessitando de assistência na unidade (Foto: HEA)

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza ao longo deste mês uma vasta programação alusiva à Campanha Maio Amarelo, que tem como foco a conscientização da população para evitar acidentes de trânsito. As atividades promovidas visam reduzir o número de acidentes de trânsito, uma vez que a maioria das pessoas feridas nestes eventos é encaminhada para receber assistência na maior unidade hospitalar do interior do Estado.

Com isso, a violência no trânsito acaba se configurando, também, como um problema de saúde pública, por impactar na ocupação de leitos dos equipamentos de saúde especializados em assistência ao trauma, como é o caso do HEA. Deste modo, a unidade acaba voltando sua estrutura assistencial para tratar de pacientes que se feriram em acidentes que podem ser evitados, já que a maioria ocorre por imprudência dos condutores de carros e motos, que não respeitam as leis de trânsito.

A programação elaborada pela direção do HEA, em parceria com os integrantes do programa Preparando a Volta para Casa, será iniciada nesta terça-feira (7), às 14h. A primeira ação será uma palestra sobre prevenção aos acidentes de trânsito, voltada para acompanhantes de pacientes, que será proferida por Alberto Peixoto e Rodolfo Cavalcante, respectivamente, superintendente-adjunto e diretor de Infraestrutura da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca.

A programação terá continuidade no dia 21 de maio, com as palestras do advogado especialista em trânsito Emanuel Costa e da chefe de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Edira Soares.

De acordo com a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do programa Preparando a Volta para Casa, a ideia de promover estas palestras é conscientizar e alertar os acompanhantes dos pacientes a respeito das situações e acidentes de trânsito. “Abrir os olhos e mostrar que os acidentes podem ser evitados com as medidas de segurança, como não ingerir bebida alcoólica e depois assumir a condução de algum veículo, uso de capacete, uso de cinto de segurança e sempre usar a direção defensiva”, frisou.

Conforme a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, conscientizar a população para respeitar as leis de trânsito é um trabalho árduo. “A maioria das vítimas de acidentes com motos chega em estado de embriaguez. Muitos nem estavam de capacete. Por isso, este trabalho de envolvimento e conscientização dos acompanhantes dos pacientes é fundamental para levar este alerta para as famílias”, relatou a gestora da unidade hospitalar.

Dados

Os profissionais do HEA realizaram um total de 18.636 atendimentos nos primeiros três meses deste ano, sendo 3.588 vítimas de acidentes de trânsito, como capotamento, colisão, queda de bicicleta, quedas e colisões com motos, atropelamentos e acidentes de carro. O que chama a atenção é que 2.214 casos se referem a pessoas que se envolveram em acidentes com motocicletas, o que representa 61,7% do total de acidentes.

Comentários