Hospital de Emergência do Agreste promove em Arapiraca conscientização sobre o AVC Evento vai ocorrer no próximo sábado (21), na Praça Marques da Silva, das 8h às 12h, em alusão ao Dia Mundial do AVC

Tony Medeiros / Sesau

17 out 2023 - 18:00


Unidade de AVC do HEA é referência para os moradores da 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas (Foto: José Gabriel / Ascom HEA)

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) realizará, no próximo sábado (21), uma ação de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa irá ocorrer na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, das 8h às 12h.

O evento, organizado pelo Núcleo de Qualidade da Unidade AVC do HEA, acontece em alusão ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro. A doença, conhecida popularmente como derrame, é a segunda maior causa de mortes e incapacidades no Brasil.

Por esta razão, segundo a diretora do HEA, Bárbara Albuquerque, torna-se essencial intensificar a conscientização sobre a prevenção e os cuidados relacionados a essa condição. “É uma oportunidade valiosa para que a comunidade se informe e se conscientize sobre essa doença, que afeta milhares de brasileiros anualmente”, argumentou.

Programação

O evento contará com a participação dos integrantes do Núcleo de Qualidade do AVC e da Liga Acadêmica de Neurologia da Faculdade Uninassau. Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos e prestadas orientações sobre como identificar os sinais de um AVC, bem como medidas preventivas. 

Além disso, serão realizados exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, permitindo que os participantes verifiquem sua saúde vascular, conforme informou o coordenador de Enfermagem da Unidade AVC do HEA, Andervan Leão. Ele destacou que a Unidade de AVC do HEA é referência para o atendimento dos moradores de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“Rodas de conversa, divulgações e eventos de saúde desempenham um papel fundamental na segurança e no bem-estar da população. Com esta ação, o HEA e os parceiros contribuem significativamente para reduzir os riscos e impactos do AVC na região”, explicou Adervan Leão. 

Comentários