Hospital da Criança realizou mais de 25 mil consultas desde sua inauguração Unidade aberta em 2022 oferece atendimentos especializados e ambulatoriais para as crianças alagoanas

Fabiano Di Pace / Sesau

17 jan 2024 - 11:00


Hospital realizou mais de 25 mil consultas e 98 mil exames desde sua inauguração. (Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau)

O Hospital da Criança de Alagoas totalizou 25.536 consultas desde sua abertura, em abril de 2022. A unidade, localizada no bairro do Jacintinho, dispõe de uma linha de cuidados em pediatria com atendimentos especializados e exames.

O diretor médico da unidade, Roney Damacena, explicou que o hospital conta com 64 leitos, sendo 54 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além de duas salas de cirurgia e área para o atendimento às vítimas de violência sexual.  

“O HC dispõe, ainda, de Centro de Diagnóstico por Imagem, com ultrassonografia, ecocardiografia e raios-X, laboratório de análises clínicas, agência transfusional, sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e um lactário além de mais 30 especialidades na área da pediatria, como neurologista, nefrologistas e infectologistas”, destacou o diretor. 

Além do número de consultas, o Hospital da Criança de Alagoas realizou 98.047 exames laboratoriais e cuidou do internamento 345 pacientes em leitos de UTI e 2.921 na enfermaria.  

“São números que atestam a confiança da população em uma unidade que apesar de ter sido recentemente inaugurada já se estabeleceu como um referencial no atendimento pediátrico, não apenas de Maceió, mas de todo o Estado”, destacou o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda.  

A excelência do atendimento no Hospital da Criança de Alagoas pode ser constatada pela senhora Maria dos Santos, residente de Batalha, que vem a unidade para tratamento do neto que foi diagnosticado como Lúpus.  “Sou muito grata a toda a equipe do hospital que nos recebeu muito bem e estão acompanhando todo o tratamento do meu neto, que tenho certeza terá uma plena recuperação”, destacou.

Já a jovem Ana Carla dos Santos, levou sua filha Juliane dos Santos, para uma consulta com uma infectologista pediatra. “É uma consulta difícil de conseguir, mesmo na rede privada, e fiquei muito aliviada em ter no Sistema Único de Saúde (SUS) acesso de forma rápida e com um acolhimento humanizado”, ressaltou.  

O gestor estadual da pasta de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou, ainda, que o Hospital da Criança de Alagoas representa um marco no avanço da assistência no Estado. “Uma unidade que não deve nada aos melhores hospitais de Alagoas e tem recebido uma atenção especial do governo do estado, na figura do governador Paulo Dantas, por cuidar de nosso bem mais precioso que são as nossas crianças”, reforçou o secretário. 

Comentários