Horário de verão chega ao fim, mas consumidor deve aprender a poupar energia

16 fev 2014 - 06:02


Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

O horário de verão 2013/2014 chegou ao fim à meia-noite deste sábado (15), fazendo com que os relógios de pessoas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, voltassem 1 hora. Entretanto, segundo os especialistas, o processo que tem o objetivo de economizar energia reduzindo o uso nos horários de maior consumo, deve ser apenas um exemplo para que a comunidade aprenda a racionar e usar melhor esse serviço essencial.

Os consumidores podem colaborar para que o consumo de energia seja reduzido, adotando medidas simples no dia a dia. Uma cartilha da Agência Nacional de Energia Elétrica orienta os usuários sobre o uso racional da energia, que, além de economizar na conta de luz, ajuda a evitar a escassez no futuro.

Algumas dicas são conhecidas dos consumidores, como apagar a luz ao sair de um ambiente, usar lâmpadas fluorescentes compactas; preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.

Outras orientações não são tão conhecidas, como a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. A Aneel também aconselha a não reaproveitar a resistência do chuveiro queimada, porque, além de perigosa, a prática aumenta o consumo de energia.

Nos últimos dias, o nível dos reservatórios das hidrelétricas está abaixo da média, especialmente no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país. O governo diz que o sistema elétrico brasileiro está equilibrado. Segundo o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico, a não ser que ocorra algo excepcional, não há dificuldade no suprimento de energia no país em 2014.

Por Sabrina Craide  / Agência Brasil com Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários