Hora do planeta 2013 mobiliza cidades do Sertão

13 mar 2013 - 09:28


avatar_1“A Hora do Planeta é muito mais que um movimento para apagar as luzes, e estamos testemunhando agora os efeitos de uma visão de longo prazo no que diz respeito à consciência ambiental e ao combate às mudanças climáticas”, disse Andy Ridley, CEO e cofundador da Hora do Planeta, durante o lançamento mundial, em Singapura.

Um exemplo desses êxitos foi o trabalho de um grupo de 35 mil bandeirantes norte-americanas. Em 2012 instalaram mais de 132 mil lâmpadas fluorescentes (ecológicas e energeticamente eficientes) pelos EUA. Isso representa a eliminação de 34 toneladas de CO2 na atmosfera, ou o plantio anual de 3 hectares de árvores.

“Isso evidencia o poder da mobilização coletiva e a perspectiva de novas ações em prol do nosso ambiente, resultado da mobilização de milhões de pessoas que participam do movimento Hora do Planeta”, disse Ridley. Segundo ele, a Hora do Planeta deixou de ser um evento anual, mas tornou-se um movimento contínuo de ações concretas para mudar o mundo em que vivemos.

O que é?

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?

Sábado, dia 23 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2013.

Onde?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa… Em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Até agora, doze cidades brasileiras já confirmaram a participação na Hora do Planeta 2013. São elas: Barueri, Osasco, Bortas, Torrinha, Botucatu, São José do Rio Preto e Tarumã (todas em SP), Pedreiras (MA), Tijucas (SC), Belo Horizonte (MG, Tucuruí (PA) e a capital federal, Brasília. Além dessas, várias outras já informaram que estão se preparando para formalizar sua participação no maior movimento mundial de conscientização ambiental. A partir de agora, o número de cidades vai crescer mais e mais.

O objetivo este ano é de superar os números da Hora do Planeta de 2012, que teve o recorde de 130 cidades participantes, além de todas as capitais estaduais e de Brasília. Para participar é muito fácil: um representante da Prefeitura deve apenas assinar o Termo de Adesão disponível aqui ao lado e retorná-lo ao e-mail cidades@wwf.org.br detalhando quais monumentos e prédios cidade irá deixar às escuras, marcando assim seu compromisso com o movimento.

Está interessado em ver sua cidade apoiando a Hora do Planeta? Que tal pressionar as autoridades municipais dizendo que quer ver sua cidade fazendo parte do movimento por um futuro mais sustentável? A Hora do Planeta é dia 23 de março, mas o compromisso é já e para sempre!

Hora do planeta: Alagoas

Sabemos que não é fácil conscientizar a população quando o assunto é Ecologia, mas sabemos também que essa é um luta de todo planeta. Em Alagoas o ato ainda não tem muita força, ainda. Há 3 anos um pequeno grupo de universitários realizam em escala reduzida esse evento, mas esse ano os Alagoanos querem que sejam tudo diferente, e grandes grupos estão se mobilizando via redes sociais. A intenção e trazer o ato para capital Maceió e outras cidades que queiram participar com destaque as dos sertão Alagoano. Como marco inicial a cidade de Senador Rui Palmeira no sertão, se destacou como sendo a primeira cidade do Estado a participar oficialmente do evento, com o apoio total do senhor secretário Zaede.

A organização aqui no estado, está mobilizando os prefeitos e secretários, para que estes colaborem com oficialização do ato. Cidades como, Santana do Ipanema, , Maravilha e Carneiros estão para confirmar tais expectativas. Já na capital Maceió o dialogo inicial aconteceu na secretaria municipal de proteção ao meio ambiente, com o senhor secretário Raphael Wong. Este se comprometeu em ler os termos legais do evento juntamente com o executivo e passar posteriormente para o prefeito da cidade.

A organização está confiante e precisa do apoio da população para juntos construir um planeta melhor.

Por Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários