O Hospital Geral do Estado (HGE) contabilizou 1.816 atendimentos durante o feriadão do Réveillon. Desde sábado (29) até terça-feira (1º), a unidade hospitalar prestou assistência a 1.142 vítimas de casos clínicos, 426 acidentes casuais, 153 acidentes de trânsito, 70 agressões, 13 acidentes de trabalho, nove queimaduras e três tentativas de suicídio. No Réveillon do ano passado, em três dias de festa foram registrados 1.052 atendimentos.
“Os casos clínicos continuam chamando a atenção devido ao elevado número, mas a maioria desses pacientes recebe alta médica após atendimento e medicação”, afirmou Verônica Omena, diretora do Hospital Geral, acrescentando que o número total de atendimento foi menor do que no Natal, quando foi registrado 1.828 pacientes.
A equipe multiprofissional do HGE, que esteve de plantão no Centro Cirúrgico, realizou ainda 35 procedimentos, dentre eles, amputação de membros, sutura, tratamento de fratura exposta, drenagem de tórax, apendicectomia, craniotomia e laparotomia exploradora.
Samu – Apenas no dia 1º de janeiro de 2013, a Central do Samu de Maceió recebeu 1.296 ligações telefônicas e a Central de Arapiraca 992, com 68,98 % de trotes em Maceió e 71,98% em Arapiraca. Os atendimentos relacionados aos traumas, principalmente trânsito, representaram o maior número de atendimento, totalizando, em Maceió, 18 ocorrências e, em Arapiraca, 20.
UE do Agreste – A Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly (UEDH), em Arapiraca, registrou 550 atendimentos durante o feriadão. Os acidentes envolvendo motocicletas foram responsáveis por 135 atendimentos e dois óbitos. Já em relação às quedas da própria altura, ocorreram 85 casos.
Os ferimentos por arma de fogo somaram nove atendimentos e os por arma branca, sete. Outros casos que chamaram a atenção foram as mordidas de cão e picadas de escorpião, que contabilizaram 26 atendimentos, sendo 13 para cada caso. Durante esse período de quatro dias, a Unidade de Emergência do Agreste contabilizou três óbitos.
Hemorrede – Com relação à Hemorrede Pública de Alagoas – formada pelos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) –, foram registradas 53 ocorrências. De acordo com o Setor de Estatística, 47 bolsas de sangue foram dispensadas, sendo a maioria para o HGE e Hospital Escola Hélvio Auto (ambos em Maceió), e seis pacientes atendidos no Ambulatório de Hematologia, que receberam os Fatores VIII e IX.
Por Ascom/HGE