Ação foi iniciada nesta segunda (10) e irá ocorrer, por meio de plataforma online, até 20 de novembro.
Depois de ter o atendimento classificado como ótimo ou bom por 95% dos doadores voluntários de sangue e pelos pacientes hematológicos, segundo pesquisa realizada pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está pesquisando o nível de satisfação dos seus 249 servidores. Por meio da Assessoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (AGDP), o órgão iniciou, nesta segunda-feira (10), uma Pesquisa de Clima Organizacional e da Satisfação no Trabalho, que acontece até o próximo dia 20.
A ação visa detectar como os colaboradores do Hemoal veem a unidade, em que áreas deve haver melhorias e como elas devem ser fomentadas para qualificar, ainda mais, os serviços ofertados à população alagoana. Por meio da pesquisa, a Assessoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pretende fomentar a gestão participativa e democrática dentro do Hemoal, para que ele se torne um órgão público ainda mais eficiente, ágil qualificado e ofereça serviços humanizados aos usuários do SUS.
“Bons gestores devem sempre ouvir seus colaboradores, pois são eles que todos os dias colocam a mão na massa e dão a sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento das instituições. São os servidores que fizeram o Hemoal se tornar um órgão público sério, respeitado, premiado nacionalmente e que mantém grandes parcerias internacionais. Por isso, nada mais correto do que ouvir os servidores, que atuam no Hemoal com dedicação para salvar vidas e conhecem quais as suas necessidades e de que forma podemos fazê-lo crescer ainda mais”, destacou a diretora da unidade, Verônica Guedes.
A Pesquisa
De acordo com o responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do Hemoal, psicólogo organizacional Gabriel Anderson Alves, a pesquisa será realizada por meio de uma plataforma online, usando a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) e a Escala de Clima Organizacional (ECO), onde os servidores receberão senhas para participar do processo.
“Com isso, cada colaborador poderá responder a pesquisa por meio do seu computador, tablete ou celular que possua acesso à internet. Para àqueles que não têm acesso a nenhuma destas ferramentas, dois computadores serão disponibilizados pela instituição para que possam responder ao questionário”, explica o psicólogo.
Durante o período de realização da pesquisa, o Hemoal também irá disponibilizar técnicos para orientar os servidores, principalmente àqueles que não tenham destreza com o uso de computador. “A pesquisa é um questionário sem identificação, que possibilita o diagnóstico de necessidades de melhoria para o Hemoal, no que se refere ao clima e condições de trabalho, relações interpessoais e o nível de satisfação no trabalho”, evidencia a assessora de gestão e desenvolvimento de pessoas do Hemoal, Eliane Vieira, ao informar que cada servidor recebe uma senha exclusiva para acessar o sistema da pesquisa.
A partir do resultado apresentado, a direção do Hemoal estará desenvolvendo políticas públicas que contemplem as necessidades dos servidores, visando torná-lo um órgão público ainda melhor para se trabalhar. “Para que os nossos serviços tenham reflexo positivo junto à nossa clientela, que são os doadores de sangue e medula óssea, além dos pacientes hematológicos, é necessário ouvir àqueles que atuam diariamente em nossa instituição”, salienta a assessora de gestão e desenvolvimento de pessoas do Hemoal.
Ação Democrática – Entre os 249 servidores do Hemoal, o eletricista Nívisson Amaral foi um dos primeiros a responder a Pesquisa de Clima Organizacional e da Satisfação no Trabalho. Para ele, a pesquisa mostra uma iniciativa democrática da direção da instituição, que está ouvindo os servidores, já que são os responsáveis pelos serviços prestados aos usuários. “Espero que todos os pontos apresentados possam ser analisados e colocados em prática para a melhoria das nossas condições de trabalho”, pontuou.
Por Josenildo Törres / Agência Alagoas