O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará durante todo o Feriadão de Natal em escala de plantão para atender os pacientes hematológicos e distribuir hemocomponentes para os hospitais e maternidades que necessitarem. Os Núcleos de Doação de Sangue das Unidades de Arapiraca e Maceió, entretanto, irão atender em horários especiais.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, irá receber doações de sangue no sábado (23), das 7h30 às 12h e de 13h às 16h, enquanto que na segunda-feira (25), a coleta de sangue estará suspensa. Já em Maceió, as Unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), receberão doadores das 7h30 às 17h no sábado (23) e não funcionarão na segunda-feira (25).
Com isso, a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, apela para que os alagoanos que desejam doar sangue antes do Dia de Natal, compareçam aos postos de coleta da capital e do interior neste sábado (23). “Nesta época do ano falamos muito sobre presentear quem amamos, sejam familiares ou amigos. Deste modo, porque não fazer uma doação de sangue, que é um gesto simples, que não fará falta ao doador, mas, que vai ajudar muitas pessoas a sobreviverem?”, questiona a gestora do hemocentro alagoano, em tom de reflexão.
CRITÉRIOS
Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue está a idade, onde a mínima é 16 anos e a máxima 69 anos. O voluntário também deve ter peso a partir de 50 quilos e só pode efetivar a doação após apresentar um documento de identificação oficial e original com foto.
“É importante salientar que o voluntário deve dormir no mínimo 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não pode ter ingerido bebida alcoólica. Quanto àqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, há um impedimento pelo período de um ano”, informa a diretora do Hemoal.
Com relação aos impedimentos definitivos para doar sangue, Verônica Guedes explica que as pessoas que já tiveram acometidas por doença de Chagas, Aids e sífilis, ou que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, não podem mais doar sangue. “No caso daquelas que estejam gripadas, com Covid-19 ou Influenza, a doação só pode ocorrer dez dias após o término dos sintomas”, esclarece.