Adolescentes de 15 e 16 anos são apontados por testemunhas como autores do assassinato de rapaz de 18 anos.
Os números de crimes envolvendo jovens do sexo masculino em Alagoas parecem crescer a cada dia. Das 19 ocorrências registradas pela Polícia Militar em Maceió nas últimas 24 horas, metade teve a participação de jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.
O caso mais grave ocorreu no bairro da Cidade Universitária, onde dois adolescentes e um jovem foram apontados por testemunhas como os autores dos disparos que mataram Carlos Felipe Costa da Silva Souza, de 18 anos.
Depois de efetuarem vários disparos na cabeça de Carlos, os menores de 15 e 16 anos fugiram com Éverton Santos da Silva, de 19 anos, em direção às imediações do sistema prisional. Após registrar a ocorrência, a guarnição motorizada do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) conseguiu apreender os dois menores infratores. Éverton, conhecido pelo apelido de “Vevél”, conseguiu fugir.
Os menores infratores foram levados até a Central de Flagrantes onde foram autuados por homicídio qualificado e permanecem à disposição da Justiça. O corpo de Carlos Felipe foi recolhido por funcionários do Instituto Médico Legal (IML) e levado até sua sede, no bairro do Prado, após levantamento dos peritos do Instituto de Criminalística, feito no local do crime.
Tráfico
No bairro do Jacintinho, um outro menor, de 17 anos, foi detido com uma mulhher dentro de uma casa onde os policiais encontraram quase 20 kg de maconha. Os outros casos de violência registrados pela PM em Maceió envolviam porte de drogas e armas. Foram dez jovens envolvidos em crimes nas últimas 24 horas.
Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito no ano de 2013, os jovens com idade entre 14 e 24 anos são as principais vítimas de morte ou crimes violentos em Alagoas, correspondendo a 77,7% dos casos registrados no Estado.
Por Dayane Laet/TNH1 com PM