Na última matéria da série em homenagem a Semana da Caatinga, o Alagoas na Net, mostra a visita de um grupo de ambientalistas da Agripa à Reserva Tocaia; primeira RPPN de caatinga de Alagoas.
Na manhã da última segunda-feira, 28 – membros da Agripa – Guardiões do Rio Ipanema estiveram visitando a Reserva Tocaia, a primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do Bioma Caatinga de Alagoas, localizada no município de Santana do Ipanema.
A ideia de preservação desta área partiu da família Nepomuceno Agra, que na época de sua criação, em 2008, tinha como proprietário o comerciante Alberto Nepomuceno Agra, falecido no dia 22 de janeiro deste ano, próximo de completar 90 anos.
Hoje, sob os cuidados do seu filho, Alberto Nepomuceno Filho “Albertinho”, o local continua sendo cuidado e cada vez mais preservado. “Aqui, em outros tempos, já tivemos problemas com caçadores, lenhadores e outras pessoas que só vinham para destruir o local, mas desde a criação da reserva quase não observamos esses problemas. Pelo contrário muitos animais silvestres que foram capturados por populares e pelo Corpo de Bombeiros foram trazidos para cá”, lembrou Albertinho.
Demonstrando boa vontade e satisfação com a visita, Albertinho recepcionou os guardiões, Sérgio Campos – presidente da Agripa, Cícero Ferreira (Ferrerinha), tesoureiro, e Ariselmo Melo – orador da Associação que realiza um trabalho de conscientização junto à população local para limpeza e preservação do rio Ipanema, que tem como mata ciliar a Caatinga.
O guardião Ferrerinha, que além de ambientalista é poeta e repentista aproveitou o momento para fazer uns versos onde cantou e emocionou a todos lembrando a fauna e flora da Caatinga.
Mesmo com a intenção de fazer apenas uma saudação aquela área preservada, os guardiões puderam presenciar árvores frondosas e verdes pelas chuvas que vem caindo no sertão nos últimos dias. Juazeiro, Trapiazeiro, Aroeiras, Imbu Cajá e belas Catingueiras são algumas das muitas plantas que embelezam a Reserva Tocaia.
Em relação à fauna daquela reserva, Albertinho afirmou ser muito rica: “Aqui nós temos gatos-do-mato, raposas, guaxinins, gaviões, tutus, pebas, mocós, preás, cobras de várias espécies, além de muitos pássaros raros em nossa região; todos preservados por lei”.
Preservação da Caatinga, um sonho do ambientalista Alberto Agra
A criação de RPPNs é voluntária por parte dos proprietários de áreas florestais. O titular de um campo pode promover a conversão total ou parcial de sua propriedade em uma reserva ecológica. Foi o que ocorreu com a Reserva Tocaia, por iniciativa do senhor Alberto Nepomuceno Agra.
Situada em uma área periférica da cidade de Santana do Ipanema, a primeira RPPN de Caatinga de Alagoas foi homologada através da portaria nº 018, de novembro de 2008, pelo governo do Estado. Com um total de 21,7 hectares de caatinga, a área apresenta aspecto de preservação que impressiona. “Desde quando me tornei proprietário das terras determinei que nada fosse desmatado. E temos trabalhado muito para que a mata floresça e fique como está hoje. Posso dizer que estou em estado de graça”, disse Alberto Agra, que tinha acabado de completar 84 anos.
Da Redação