GUARDIÕES PALESTRAM EM COLÉGIO CENECISTA

17 abr 2014 - 12:20

Clerisvaldo B. Chagas, 17 de abril de 2014

Crônica Nº 1170

AGRIPA, PROFESSORES E ALUNOS QUEREM RESGATAR O RIO. (Foto: Assessoria)

AGRIPA, PROFESSORES E ALUNOS QUEREM RESGATAR O RIO. (Foto: Assessoria)

Atendendo convite do Colégio Cenecista, em Santana, através da professora Dilma Gomes, a Associação Guardiões do Rio Ipanema, enviou representantes para uma palestra naquela unidade de ensino. O acontecimento ocorreu ontem, no turno da manhã, quando três membros da AGRIPA falaram sobre a Associação e suas finalidades, rio Ipanema e rio São Francisco para uma plateia animadíssima de estudantes de séries diferentes.

Um dos palestrantes, professor e escritor Clerisvaldo B. Chagas, discorreu sobre a estratégia de defesa ao rio Ipanema e o meio ambiente em geral, revelando como se organiza a AGRIPA e seu acirrado trabalho para que o santanense tenha melhor qualidade de vida.

O professor e escritor Marcello Fausto, falou sobre a importância do rio Ipanema como pai de Santana, o rio São Francisco e a urgente mobilização pela AGRIPA, estudantes e sociedade para novos caminhos na preservação da Natureza.

Ambos os palestrantes foram amplamente ovacionados pela plateia mirim, bastante atenta e participativa.

O cantor, compositor e poeta Ferreirinha fez delirar os estudantes ao cantar e tocar o “Xote dos Guardiões”, considerado como “Hino da AGRIPA e do Panema”. Imediatamente identificados com a melodia do xote, os alunos cenecistas acompanharam todo o desenrolar do cantor, assessorando com ritmo de palmas de mão.

“É das escolas de Santana que sairão os jovens guardiões valorizando e defendendo o rio Ipanema e seus afluentes” – falou o cantor Ferreirinha. “O entusiasmo da garotada faz com que chegue até nós a esperança da educação e da harmonia sertanejo/Natureza”, disse após, o guardião Marcello Fausto. A professora Dilma Gomes, entusiasta pelo meio ambiente, também tomou posse na AGRIPA, semana passada.

Nos próximos dias esses alunos farão acampamento no Rio Ipanema, guiados por outro guardião, cujo perfil é indicado pela AGRIPA para esse fim, o professor Ariselmo Melo.

Queremos fora do rio Ipanema trecho urbano: lixo, construções avançadas, cercas de arame, pocilgas, fossas, óleo, entulhos e muito mais. AGRIPA, Escolas e toda a sociedade exigem “O Pai de Santana”, limpo e cheio de vida como sempre foi. JUNTE-SE A NÓS.

“Por isso agora

O Guardião lhe convida

Para devolver à vida

Ao nosso velho Panema (Refrão)

E vê de novo

Aquelas velhas imagens

Bebendo nas suas margens

Lagartos, tatus e ema”

Notícias Relacionadas:

Comentários