Guardiões do Rio Ipanema levam conhecimento para universitários em Palmeira dos Índios

15 nov 2015 - 05:29


Os Guardiões do Rio Ipanema foram até a cidade de Palmeira dos Índios e falaram um pouco do trabalho em prol do meio ambiente.

Guardião Sergio Campos falou um pouco da história da Agripa (Foto: Assessoria Agripa)

Guardião Sergio Campos falou um pouco da história da Agripa (Foto: Assessoria Agripa)

Integrantes da Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa) participaram mais uma vez de atividades educacionais em Alagoas. Como em outras oportunidades o intuito foi o de levar um pouco do conhecimento adquirido pelos sertanejos em suas atividades em prol do meio ambiente. O episódio desta vez aconteceu na última quarta-feira (11), quando integraram uma palestra na IV Ação Itinerante do Cesmac Sertão, realizada na cidade de Palmeira dos índios.

A convite dos estudantes do 4º período de Direito, os guardiões Ariselmo de Melo, Cícero Ferreira, Manoel Messias e Sérgio estiveram no estande daquela turma. O tema em questão foi “Crimes Ambientais”, cabendo aos ambientalistas falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela Agripa, em favor do rio Ipanema e do meio ambiente em geral.

Ficou a cargo do guardião Sérgio Campos a tarefa de contar um pouco sobre a historia da criação da Agripa. O funcionário público lembrou que o intuito de preservar e defender o rio Ipanema, foi o motivo principal da união do grupo. “Estávamos preocupados com a degradação em que se encontra o nosso maior acidente geográfico, o rio Ipanema, por isso é que hoje estamos aqui trazendo um pouco da nossa história”, contou o Guardião.

Um dos alunos da turma foi o santanense Roberto Guimarães, que abordou a importância da reciclagem do lixo. Atentos ao assunto estiveram também presentes ao evento alunos da rede pública municipal de ensino. Ao final alguns deles expressaram o aprendizado recebido, ressaltando a preservação do meio ambiente e a importância de juntar forças para defendê-lo.

Alunos da rede pública assistiram atentos as informações dos palestrantes (Foto: Assessoria Agripa)

Alunos da rede pública assistiram atentos as informações dos palestrantes (Foto: Assessoria Agripa)

O presidente da Associação, professor Ariselmo de Melo, discorreu da situação degradante em que se encontra o rio e falou que o sentimento que move os guardiões é a permanente ideia de preservação do meio ambiente. “Sabemos o quanto é difícil esta luta, por isso defendemos com tanta veemência o nosso querido rio Ipanema”, disse.

E para encerrar de forma animada a participação ilustre dos defensores do “Panema”, a dupla de guardiões e artistas Ferreirinha e Manoel Messias soltaram a voz e levaram para a platéia músicas voltadas à defesa do meio ambiente. De sua autoria, Manoel Messias cantou, entre outras, “Água é Vida”. Já Ferreirinha entoou o hino da Agripa, o famoso “Xote dos Guardiões”.

O dia foi de experiências para os alunos do curso de Direito e para os Guardiões (Foto: Assessoria Agripa)

O dia foi de experiências para os alunos do curso de Direito e para os Guardiões (Foto: Assessoria Agripa)

Da Assessoria Agripa

Notícias Relacionadas:

Comentários